Traduzindo: Textos Filosóficos em Sala de Aula
Os volumes da coleção "Traduzindo: textos filosóficos em sala de aula" são destinados aos estudantes do ensino médio. Os textos que integram as publicações são, em sua maioria, resultados do trabalho desenvolvido nas Oficinas de Tradução, uma iniciativa da coordenação da graduação em Filosofia da UFPR, integrada ao PIBID e motivada pela publicação da Antologia de Textos Filosóficos pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná, em 2010. Participam das Oficinas estudantes de graduação e de pós-graduação, além de professores do ensino médio e do ensino superior. Os textos trabalhados nas Oficinas são criteriosamente selecionados em vista de sua viabilidade como material didático ou de apoio às aulas de filosofia no ensino médio. Assim, nenhuma restrição se faz quanto ao período da publicação original do texto ou à orientação filosófica com a qual eventualmente ele se alinha. A principal exigência é, por assim dizer, que haja detrás de cada texto escolhido uma aula de filosofia.Confira os volumes publicados:
A função do dogma na investigação científica Thomas Kuhn |
Diálogos sobre a metafísica e a religião Nicolas Malebranche |
Três diálogos entre Hylas e Philonous George Berkeley |