A Função do Dogma na Investigação Científica
|
1. Nível de ensino: Ensino Médio
2. Conteúdo Estruturante: Filosofia da Ciência
2.1 Conteúdo Básico: Contribuições e Limites da Ciência
2.2 Conteúdo Específico: A Função do Dogma na Investigação Científica.
3. Objetivos
- Compreender os conceitos de paradigma, revolução científica, dogma e dogmatismo.
- Perceber a função do dogma para a Ciência.
- Analisar e refletir sobre o papel do dogma na investigação científica.
- Entender a importância da superação de paradigmas para o progresso científico.
4. Número de aulas estimado: 4 aulas.
5. Justificativa
De acordo com as Diretrizes Curriculares de Filosofia, a Filosofia da Ciência, como conteúdo, tem o objetivo de refletir de forma crítica sobre o conhecimento científico e a produção deste conhecimento. Esta aula propõe uma reflexão sobre a produção do conhecimento científico. Continue lendo
6. Encaminhamento
Passo a passo
7. Relações interdisciplinares
Os exemplos utilizados nesta sequência abordam questões presentes na disciplina de Física, tais como a concepção de heliocentrismo e geocentrismo abordadas pelo Conteúdo Básico Momentum e Inércia. Ao longo das explicações e atividades com os alunos, o professor articulará o conteúdo de Filosofia com esta disciplina. O questionamento acerca da validade do conhecimento científico também está presente na disciplina de Química.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se na conclusão desta sequência de aulas que os alunos sejam capazes de identificar que o conhecimento científico se constrói por meio de paradigmas e que o dogma na ciência é necessário, pois em um determinado momento o cientista precisa da crença como base em suas investigações. Isso porque a ciência é tanto dogmática quanto revolucionária – uma dose de dogmatismo é necessária para que o cientista se aproprie do paradigma vigente e, consciente das deficiências deste paradigma, possa propor a revolução, ou seja, a substituição do paradigma.
Referências
Dê sua opinião |
Envie sua aula |