A Função do Dogma na Investigação Científica - Passo a passo II
2ª Aula
Geocentrismo |
Mostrar aos alunos a imagem Geocentrismo.
Fazer a leitura da imagem com os alunos, atentando para as seguintes questões:
- O que significa falar em “planetas bem alinhados, bem igualitário, sem supremacias”?
- Qual é, nesta imagem, a característica presente na distribuição dos planetas?
- Qual é o significado da pergunta feita por Deus a Adão?
Opção: O professor pode solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre as diferentes concepções de universo.
Galileo |
Este trecho apresenta o dogmatismo religioso relacionado à concepção científica de universo defendida por Aristóteles que, através da experiência feita por Galileo, é refutado.
Desenvolvimento do Heliocentrismo |
O professor deve explicar aos alunos que para aquele que observa o céu sem auxílio de qualquer equipamento, parece claro que a Terra permanece em seu lugar enquanto que tudo no céu nasce e se põe ou dá a volta nela.
Solicitar que os alunos comparem os dois modelos e apresentem as diferenças entre eles.
Texto subsídio para o professor: “Observações feitas por tempos mais longos apresentam movimentos mais complicados. O Sol descreve um círculo lentamente pelo curso de um ano, os planetas possuem movimentos similares, mas algumas vezes eles movem-se na direção oposta, em um movimento retrógrado. Conforme aumentou a compreensão destes movimentos, eles exigiam descrições cada vez mais elaboradas, a mais famosa foi o sistema ptolomaico, formulado no século II, que, apesar de considerado incorreto atualmente, ainda servia para calcular a posição correta dos planetas com um grau moderado de precisão, apesar da exigência de Ptolomeu que epiciclos não fossem excêntricos causassem problemas desnecessários para os movimentos de Marte e especialmente Mercúrio. O próprio Ptolomeu, em seu Almagesto, apontou que qualquer modelo para descrever o movimento dos planetas era apenas um dispositivo matemático e, como não havia forma de saber qual era verdadeiro, o modelo mais simples que obtivesse os números corretos deveria ser usado; entretanto, ele mesmo escolheu o modelo geocêntrico epicíclico e em seu trabalho principal, "Hipótese Planetária", tratou seus modelos como suficientemente reais para que as distâncias da Lua, Sol, planetas e estrelas fossem determináveis tratando as esferas celestiais das órbitas como realidades contíguas. Isto fazia com que a distância das estrelas fosse menor que 20 unidades astronômicas - um retrocesso na ciência já que o esquema heliocêntrico de Aristarco de Samos já havia, séculos antes, necessariamente colocado as estrelas a pelo menos duas ordens de magnitude mais distantes”. (Fonte: Wikipédia)