Disciplina - Filosofia

A Função do Dogma na Investigação Científica - Passo a passo II

2ª Aula

ícone imagem
Geocentrismo

Mostrar aos alunos a imagem Geocentrismo.

Fazer a leitura da imagem com os alunos, atentando para as seguintes questões:
  • O que significa falar em “planetas bem alinhados, bem igualitário, sem supremacias”?
  • Qual é, nesta imagem, a característica presente na distribuição dos planetas?
  • Qual é o significado da pergunta feita por Deus a Adão?
Esta imagem apresenta Deus alinhando os planetas segundo o modelo geocêntrico, que foi a principal concepção de mundo vigente até a retomada feita por Nicolau Copérnico (1473-1543) da concepção heliocêntrica de Samos (310-230 a.C.).

Opção: O professor pode solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre as diferentes concepções de universo.


ícone trecho de filme
Galileo
Assistir com os alunos o trecho do filme Galileo (2001). Discutir com eles os modelos de universo apresentados (modelo geocêntrico e modelo heliocêntrico) e a preocupação do discípulo de Galileo em relação à sua atitude crítica e questionadora.
Este trecho apresenta o dogmatismo religioso relacionado à concepção científica de universo defendida por Aristóteles que, através da experiência feita por Galileo, é refutado.

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Desenvolvimento do Heliocentrismo
Retomar as ideias presentes no trecho do filme e apresentar a imagem Desenvolvimento do Heliocentrismo que estabelece uma comparação entre os modelos de universo (modelo geocêntrico e modelo heliocêntrico).
O professor deve explicar aos alunos que para aquele que observa o céu sem auxílio de qualquer equipamento, parece claro que a Terra permanece em seu lugar enquanto que tudo no céu nasce e se põe ou dá a volta nela.

Solicitar que os alunos comparem os dois modelos e apresentem as diferenças entre eles.
Texto subsídio para o professor: “Observações feitas por tempos mais longos apresentam movimentos mais complicados. O Sol descreve um círculo lentamente pelo curso de um ano, os planetas possuem movimentos similares, mas algumas vezes eles movem-se na direção oposta, em um movimento retrógrado. Conforme aumentou a compreensão destes movimentos, eles exigiam descrições cada vez mais elaboradas, a mais famosa foi o sistema ptolomaico, formulado no século II, que, apesar de considerado incorreto atualmente, ainda servia para calcular a posição correta dos planetas com um grau moderado de precisão, apesar da exigência de Ptolomeu que epiciclos não fossem excêntricos causassem problemas desnecessários para os movimentos de Marte e especialmente Mercúrio. O próprio Ptolomeu, em seu Almagesto, apontou que qualquer modelo para descrever o movimento dos planetas era apenas um dispositivo matemático e, como não havia forma de saber qual era verdadeiro, o modelo mais simples que obtivesse os números corretos deveria ser usado; entretanto, ele mesmo escolheu o modelo geocêntrico epicíclico e em seu trabalho principal, "Hipótese Planetária", tratou seus modelos como suficientemente reais para que as distâncias da Lua, Sol, planetas e estrelas fossem determináveis tratando as esferas celestiais das órbitas como realidades contíguas. Isto fazia com que a distância das estrelas fosse menor que 20 unidades astronômicas - um retrocesso na ciência já que o esquema heliocêntrico de Aristarco de Samos já havia, séculos antes, necessariamente colocado as estrelas a pelo menos duas ordens de magnitude mais distantes”. (Fonte: Wikipédia)

3ª e 4ª Aula

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