Padrão de Gosto
Autora: Professora Darice Alessandra Deckmann Zanardini - Portal Dia a Dia Educação/Ditec/Seed
1. Nível de ensino: Ensino Médio
2. Conteúdo Estruturante: Estética
2.1 Conteúdo Básico: Categorias estéticas: feio, belo, sublime, grotesco, trágico, cômico
2.2 Conteúdo Específico: Padrão de Gosto
3. Objetivos
- Analisar e refletir sobre os padrões de beleza.
- Compreender que os padrões de gosto e o conceito de beleza variam e são influenciados por sentimentos, percepções, épocas, aspectos históricos e culturais.
4. Número de aulas estimado: 3 aulas.
5. Justificativa
O ser humano, desde a antiguidade, se volta para as questões estéticas e de percepção sensorial, além de atribuir valor às produções humanas, o que inclui a arte. A arte é o meio pelo qual o homem expressa um conceito e se manifesta, desde os primórdios até a atualidade. Os alunos fazem parte de um mundo constituído, sendo necessária a reflexão tanto sobre a arte em si quanto às questões relacionadas à Estética.
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"Voltada principalmente para a beleza e à arte, a Estética está intimamente ligada à realidade e às pretensões humanas de dominar, moldar, representar, reproduzir, completar, alterar, apropriar-se do mundo como realidade humanizada. Na contemporaneidade, a Estética nos conduz para além do império da técnica, das máquinas e da arte como produto comercial, ou do belo como conceito acessível para poucos, na busca de espaço de reflexão, pensamento, representação e contemplação do mundo. (...) Aos estudantes do Ensino Médio, a Estética possibilita compreender a apreensão da realidade pela sensibilidade, perceber que o conhecimento não é apenas resultado da atividade intelectual, mas também da imaginação, da intuição e da fruição, que contribuem para constituir sujeitos críticos e criativos". (PARANÁ, 2008, p. 59).
A percepção da arte como representação, inclusive do próprio ser humano em sua totalidade, permite, nesta representação do ser humano, refletir tanto sobre nossas formas quanto sobre os critérios e atributos que definem o que é o belo. Aos alunos, é importante esta discussão sobre a beleza para a compreensão de que este conceito sofre transformações histórico-culturais e depende da própria percepção do indivíduo.
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6. Encaminhamento
7. Relações interdisciplinares
As Diretrizes Curriculares Orientadoras de Arte ressaltam a importância do “sentir e perceber” por meio da leitura das obras de arte.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se na conclusão desta sequência de aulas que os alunos sejam capazes de compreender que o gosto é constituído tanto pelo contexto histórico e social quanto pelas impressões provenientes da experiência e depende, para ser aprimorado, do seu refinamento.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 2005
HUME, David. Do padrão do gosto. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: Seed/DEB, 2008.
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Nome: Silvana Batista Godoi
E-mail: silvanabgodoi@gmail.com
Cidade/Estado: Uraí/PR
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Comentários/Sugestões: Gostei muito das aulas, são ideias que podem nos auxiliar com outros temas e filósofos atendendo as demandas da educação e do ensino dos conteúdos da disciplina de Filosofia.