Sugestões para trabalhar Filosofia da Ciência em sala de aula
A Filosofia da Ciência é um tópico importante e que, muitas vezes, causa resistência nos estudantes. Para introduzi-los nas discussões sobre o método, podemos lançar mão de algumas estratégias, como filmes, cartazes, debates e construções cênicas.
1) Filmes para aproximação do tema:
Filmes são um excelente recurso para criar um interesse pelos temas que serão discutidos. O professor/a professora de Filosofia pode dividir a sala em grupos e pedir que cada grupo apresente uma relação entre o conteúdo trabalhado em sala com o conteúdo do filme. Alguns filmes que podem ser pertinentes para esse fim:
a) Arquitetura da Destruição. Documentário. 1989. Dir. Peter Cohen. Com esse filme, podemos pedir para os alunos estabelecerem a relação entre o desenvolvimento da ciência e a ascensão do Nazismo: como o desenvolvimento da ciência contribuiu para a existência dos campos de concentração? Quais tipos de experimentos eram realizados com os prisioneiros?
b) A Ilha. Ação. 2005. Dir. Michael Bay. A clonagem é o tema desse filme. Podemos conduzir o debate no seguinte sentido: qual é o dilema ético envolvido na criação de pessoas para fornecerem órgãos?
c) Edward Mãos de Tesoura. Fantasia/Romance. 1990. Dir. Tim Burton. Por meio do personagem principal, uma espécie de Frankenstein, podemos discutir com os alunos a capacidade da ciência em intervir nos corpos e quais podem ser as consequências disso.
2) Criação de linhas do tempo:
Para que os estudantes percebam o desenvolvimento da ciência, o professor/a professora pode pedir para que construam linhas do tempo a partir das descobertas científicas de cada período histórico. Assim, perceberão também as diferentes concepções a respeito do mundo e da natureza ao longo da história e a relevância de descobertas científicas para que chegássemos ao mundo que vivemos hoje.
3) Debates sobre dilemas éticos atuais:
O professor/a professora pode apresentar um dilema ético relacionado com o desenvolvimento da ciência e dividir a sala em duas partes. Uma delas deverá mostrar argumentos a favor, e a outra, argumentos contrários. Um tema atualíssimo é a possível realização do primeiro transplante de cabeça. Um argumento contra é o grau de risco para o voluntário. Um argumento a favor é a possibilidade de avanço a partir do primeiro teste. O debate pode ser enriquecido com um paralelo entre a realização do primeiro transplante de coração.
4) Construção de peças de teatro:
Os estudantes podem criar uma pequena peça de teatro que relacione os temas apresentados em aula. O professor/a professora pode sugerir o seguinte ponto de partida: Se Galileu, Aristóteles, Newton, Marie Curie, Einstein e Thomas Edison estivessem reunidos em torno de uma descoberta científica – o que eles descobririam? Como agiriam? Entrariam em acordo ou discordariam entre si?
Outra possibilidade é sugerir a montagem de uma releitura de Frankenstein, de Mary Shelley. O professor/a professora pode, ainda, estimular que seus estudantes criem um roteiro a partir de algum dilema ético relacionado com a ciência: Foi realizado o primeiro transplante de cabeça – quais são as consequências?