Teoria do Conhecimento
Autor: Wilson José VieiraMunicípio / Estado: Curitiba / Paraná
Conteúdo: Mênon e o conhecimento das causas
Série: Todas as séries
Justificativa
As questões relativas à Teoria do Conhecimento são extremamente pertinentes aos estudantes do nível médio de ensino. As diferenças entre as formas ou possibilidades de conhecimento são vivenciadas pelos jovens a todo momento. Eles experimentam constantemente o conflito entre conhecimentos científicos, que aprendem na escola, com as opiniões e crenças, que aprendem em casa e na mídia. Compreender essas diferenças é fundamental para que as ações, as decisões e as opiniões dos estudantes sejam conscientes ao definir em quais conhecimentos é possível se fiar, de quais é necessário abdicar, como é possível conhecer as coisas, etc.A partir das perspectivas filosóficas de Protágoras e Platão se procurará compreender as diferentes formas de conhecimento, as possibilidades ou não de se chegar a verdade, formas de se organizar o pensamento, os limites do conhecimento e os critérios de verdade que assegurem a certeza.
Metodologia
Mobilização: no processo de mobilização perguntar-se-á sobre a possibilidade de conhecer rigorosamente as coisas através dos sentidos. Para tanto, utilizará a imagem do M.C. Escher, intitulada “Céu e Água”, disponível no Folhas de Teoria do Conhecimento de Wilson José Vieira, publicado no portal www.diaadiaeducacao.pr.gov.br.Problematização
A partir da imagem de Escher, será problematizada a crença comum das pessoas no testemunho dos sentidos. De modo geral, as pessoas acreditam que seus sentidos lhes fornecem conhecimentos verdadeiros e indubitáveis dos objetos. O que lhes escapa, contudo, é que muitas vezes os sentidos são enganosos como, por exemplo, nas ilusões de ótica, nos enganos produzidos pelas doença ou drogas, nas imagens ludibriantes dos sonhos, etc. Ao mostrar estas situações, abre-se a possibilidade de colocar a questão propriamente filosófica: como conhecemos as coisas, quais são os limites das diferentes formas de conhecimento, quais são as diferentes perspectivas da verdade, etc.Investigação
Para investigar a primeira questão filosófica proposta, os estudantes entrarão em contato com as discussões platônicas sobre o conhecimento, especialmente aquelas travadas nos diálogos do Teeteto e do Mênon. Nessas obras, Platão oferece um momento privilegiado para compreender a distinção entre três níveis de consciência: sensação, crença e conhecimento. Essa distinção será compreendida pelos estudantes a partir do contato com o texto As fontes do Conhecimento (LDP de Filosofia, 2006– Conteúdo Estruturante: Teoria do Conhecimento. Capítulo 1 – O Problema do Conhecimento. Autor: Anderson de Paula Borges).Metodologicamente, existirão aulas expositivas para introduzir as discussões dos textos, seguidas por atividades de leitura, pesquisa e debate da parte dos estudantes.
Criação de Conceitos: Depois do contato com os textos filosóficos supracitados e com as teorias e argumentos apresentados, o estudante estará apto para retornar aos problemas que constituíram o ensejo do estudo. Será capaz de expressar de forma oral ou escrita a compreensão dos diferentes níveis de conhecimento, a consciência de seus limites e as diferentes formas de compreender a verdade.
Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino Médio. LDP: Livro Didático Público de Filosofia. Curitiba: Seed, 2006.MOSER, P. K.; DWAYNE, H. M.; TROUT, J. D. A Teoria do Conhecimento: Uma introdução Temática. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
PLATÃO. Mênon. Tradução de Maura Iglesias. Rio de Janeiro: Puc-Rio/Loyola, 2001.
PLATÃO. Teeteto. Tradução brasileira de Carlos A. Nunes. Belém: EDUFPA, 2001.