O uso do livro Antologia de Textos Filosóficos
Autor: Adriano SantosInstituição: Colégio Mahatma Gandhi - Guarapuava; Colégio Dom Pedro - Distrito Entre Rios; Colégio Benedito - Distrito Guairacá
Município / Estado: Guarapuava / Paraná
Conteúdo: Teoria do Conhecimento e Política
Série: 1° e 2° anos do Ensino Médio
Esse texto tem por finalidade relatar o uso do livro Antologia de Textos Filosóficos com alunos no terceiro bimestre do ano de 2011.
Primeira Fase
Carga horária: 2 aulas de 50 minutosMobilização
Como mobilização, os estudantes assistiram alguns vídeos que destacaram situações de desigualdades sociais.Enquanto referência bibliográfica e embasamento teórico utilizou-se o livro Antologia de Textos Filosóficos.
Para trabalhar com a Antologia, inicialmente criou-se uma expectativa em torno do livro lendo o prefácio da professora Marilena Chauí sobre a natureza do ato da leitura. Também se procurou enaltecer a importância da Antologia de Textos Filosóficos para o ensino da disciplina no Estado do Paraná.
Em seguida, recorreu-se à biografia de Antonio Gramsci ressaltando sua origem humilde, sua passagem pela prisão, sua infância pobre, embora rica em conhecimento, e sua morte prematura aos 46 anos.
A partir da trajetória de Gramsci foi feita uma comparação entre a idade do filósofo e a dos pais dos alunos. Ao narrar a vida do pensador, também foi enfatizado o fato de ele ter escrito suas cartas em papel de embrulho e ter contato com o exterior apenas pelos relatos dos guardas e dos recém chegados à prisão. Para contextualizar a importância desses elementos, se utilizou de explicação sobre o fascismo e a posição contrária de Gramsci ao regime na Itália.
Depois, foi lido o texto original Indiferença, destacando-se o fato de sua tradução ter sido feita a partir do original em italiano.
Problematização
Para essa etapa e para a avaliação foram elaborados alguns cartazes na seguinte dinâmica:1° passo: Dividida a turma em duplas ou trios.
2° passo: Escolha aleatória dos textos da obra Cartas do Cárcere (com um tipo de sorteio por afinidade).
3° passo: Instruído sobre a confecção de cartazes (informação sobre o material utilizado (revistas, jornais, lápis de cor, pincel atômico e papel de embrulho comum - não incentivado uso de cartolina). Passado o modelo do cartaz.
Modelo de cartaz: no topo do lado esquerdo colar uma figura do Gramsci no centro; ainda no topo, colocar em letras grandes o nome completo do autor as datas de nascimento e morte. Logo abaixo do nome se coloca o titulo do texto que se está trabalhando e mais abaixo, com igual destaque, se coloca entre aspas um trecho de impacto do texto e no final da frase a data e onde foi publicado.
Essa parte é o embasamento teórico afunilado no trecho em destaque. Tal deve ocupar 1/3 superior do cartaz os outros 2/3 devem ser utilizados para confecção do aluno com colagens ou desenhos tendo como base o texto escolhido. As colagens devem ser feitas de modo a tornar impactante a quem ler.
O objetivo desta primeira fase do trabalho é levar o aluno a priorizar o autor sabendo quem ele é, e na sequência focar no texto (expresso na frase escolhida) e como desfecho espera-se do aluno uma interpretação que se dará através das colagens na parte de baixo do cartaz.
Por fim, no rodapé, o nome dos alunos, do colégio e o nome do livro.
Após a confecção os cartazes foram fotografados.
Segunda fase
De posse dos cartazes foi proposto o que chamamos de "Projeto Ocupação", que consistia em ocupar espaços públicos (murais) para colagem dos cartazes. Um detalhe que vale ser destacado é o da não divulgação do movimento nem do pedido de autorização para colagem. Esse sigilo se fez necessário para que o impacto fosse o de uma ocupação mesmo.OBS:
Houve autorização do colégio e os lugares onde os cartazes foram fixados eram destinados para esse fim.
Logística
Foi contratado um ônibus - com valor de R$ 2,00 por pessoa rateado entre professor e alunos - que levou uma turma de primeiro ano e uma de segundo ano do colégio Mahatma Gandhi ao campus do CEDETEG-UNICENTRO. Este campus concentra os cursos de Ciências Exatas e de Saúde, tais como Fisioterapia, Agronomia, Nutrição e outros. Na sequência os alunos foram até o campus Santa Cruz da Unicentro, ocupado pelos cursos de licenciaturas, de Administração, Filosofia e outros com predominância dos cursos da área de Humanas.Essa visita teve a finalidade de colar os cartazes na Universidade.
Na medida que adentramos no campus do CEDETEG com os cartazes, muitos nos olharam desconfiados, alguns perguntaram o que era aquilo e alguns professores disseram que não poderíamos estar ali sem ordem e em menos de 30 minutos de ocupação (os alunos já haviam colado a maioria dos cartazes) fomos levados à direção de campus pelos seguranças para nos explicarmos.
Após as devidas explicações dos objetivos da atividade e de ouvirmos os devidos parabéns, retornamos ao ônibus e, após longas risadas com os alunos, percebemos juntos que é mais fácil colar um cartaz de uma festa qualquer do que um trabalho executado por alunos e sobre um pensador da envergadura de Gramsci.
O objetivo foi alcançado, pois muitos leram os cartazes mesmo sem entender muito ou nunca ter ouvido falar de Antonio Gramsci.
O mais interessante ocorreu no Campus onde estão os cursos da área de Ciências Humanas. Percebido de pronto pelos alunos que o prédio não tem segurança uniformizada e que trafegamos livremente pelos corredores e, quando inquiridos por alguém sobre o assunto, prontamente os alunos foram parabenizados.
Objetivos do “projeto Ocupação” (alcançados)
- Oferecer divulgação ao trabalho proposto fora dos muros escolares. Foi escolhida uma instituição de ensino, porém, o projeto pode muito bem ser expandido para prefeituras, câmara de vereadores e departamentos como o próprio NRE.- Despertar no aluno a percepção que a luta de classes existe e que o poder institucionalizado pode e não pode querer a proliferação da Cultura. (alcançado plenamente)
- Elencar que mesmo entre as ciências existe pré-conceito quanto ao trabalho exercido pelos que defendem a intelectualidade junto ao tecnicismo e/ou tecnológico. (alcançado subjetivamente)
Todo trabalho foi amplamente fotografado, inclusive por pessoas que leram e comentaram depois na web.
O mais interessante foi perceber o empenho dos alunos e o retorno deles em relação ao trabalho aliado ao carinho com que trataram os livros.