Hora Atividade Interativa: A Leitura de Textos Clássicos nas Aulas de Filosofia
De acordo com as Diretrizes Curriculares de Filosofia,“A história da filosofia e as ideias dos filósofos que nos precederam constituem, assim, uma fonte inesgotável de inspiração e devem alimentar constantemente as discussões realizadas pelo Professor e pelos estudantes em sala de aula. Os problemas, as ideias, os conceitos e os conteúdos estruturantes devem ser desenvolvidos, portanto, de tal forma que os diversos períodos da história da filosofia e as diversas maneiras através das quais eles discutem as questões filosóficas sejam levados em consideração ”.
Os objetivos desta Hora Atividade Interativa são:
- Fomentar o debate sobre a leitura de textos clássicos como recurso para ensinar e aprender conceitos e conteúdos nas aulas de Filosofia.
- Possibilitar aos Professores de Filosofia da Rede Estadual de Ensino do Paraná momentos de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema.
Neste espaço, estão disponíveis recursos didáticos e de informação sobre o tema.
Artigo |
Áudios |
Imagens |
Links Interessantes |
Vídeos |
Artigo
Retrato atual do ensino de filosofia e do uso do texto clássico de filosofia nas escolas públicas do Paraná
Artigo de Wilson José Vieira, mestrando em Educação (UFPR) e Professor da Rede Pública de Ensino, e Geraldo Balduíno Horn, doutor em Educação (FEUSP/SP) e professor da UFPR.
Áudios
Nós da Educação - Rodrigo Brandão (Trechos de áudio do programa "Nós da Educação" , que aborda o movimento iluminista e suas relações com a filosofia e a literatura, discute ainda as representações sociais, a construção das identidades e o papel da ciência na sociedade contemporânea, tendo como convidado o professor Rodrigo Brandão, doutor em filosofia pela USP e professor da UFPR)
Parte 1: Como a Filosofia contribui para a formação do aluno - Filosofia e Literatura
Parte 2: O trabalho com o texto filosóficoImagens
Links Interessantes
Retratos da Leitura no Brasil - Considerado o mais aprofundado estudo com o propósito de avaliar o comportamento leitor do brasileiro. Desde seu lançamento em 2001, seus resultados foram amplamente divulgados e orientaram estudos, projetos e a implantação de políticas públicas do livro e leitura no país.
Vídeos
"Filosofia e Cinema" - Palestra proferida pelo professor Alessandro ReinaParte 1 de 2
Parte 2 de 2
Ler devia ser proibido - Vídeo que busca despertar a vontade de ler nas pessoas. Baseado no texto de Guiomar de Grammont
Nós da Educação - Paulo Vieira Neto (Este programa aborda a Leitura e a Literatura, tendo como convidado o professor Paulo Vieira Neto, Doutor em Filosofia pela USP e professor de Filosofia da UFPR)
Parte 1 de 3
Parte 2 de 3
Parte 3 de 3