Disciplina - Filosofia

Hora Atividade Interativa: Possibilidades de Trabalho com a Ética nas Aulas de Filosofia

O estudo da Ética nas aulas de Filosofia clama por uma reflexão. Como os professores têm trabalhado tal conteúdo? Qual é sua relevância para a formação dos estudantes de Ensino Médio?
A divisão curricular se dá através dos Conteúdos Estruturantes, podendo ser entendidos como conhecimentos que estão na base de uma disciplina. Na disciplina de Filosofia, o conteúdo estruturante Ética propõe a reflexão sobre as ações humanas no âmbito da disciplina. Sua importância recai sobre a conduta e as relações humanas, abaladas frente ao mundo contemporâneo.
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Neste espaço, estão disponíveis recursos didáticos e de informação sobre o tema.


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Artigos

A Relevância da Disciplina de Filosofia para Emancipação do ser Humano
Robson Stigar
O presente artigo destaca a relevância da disciplina de filosofia para a construção da cidadania e formação integral do Ser Humano. Pretende sensibilizar o leitor para uma atitude critica diante do currículo escolar fragmentado onde a filosofia não é muitas vezes contemplada, tem ainda o objetivo de apresentar uma nova face para a disciplina de filosofia.

Contra o abuso da ética e da moral
Roberto Romano
O autor, que ensina ética e filosofia política, deseja com este artigo indicar o perigo da inflação de palavras como "ética" e "moral" no vocabulário de nossos dias. Ele considera que o desgaste de tais termos, o seu uso indiscreto e indiscriminado, apenas auxilia o niilismo dos valores que domina a sociedade moderna. Como exercício para uma retomada dos conceitos na sua ordem própria, apresenta uma tradução do verbete, apresentado na Enciclopédia de Diderot e D´Alembert, sobre a ciência moral. Ali, são dadas as bases filosóficas do conceito, desde a antiguidade até os tempos modernos. A leitura do verbete pode ajudar no estabelecimento de padrões mais definidos sobre a moral, a ética e os valores que definem os direitos e deveres sociais, o que é relevante para a educação.

A Relação dos Jovens com a Filosofia no Ensino Médio
Elisete Tomazetti
Este texto tem como referência básica a pesquisa Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio, em andamento desde março de 2004 no Centro de Educação da UFSM. Esta pesquisa desenvolve-se a partir de base empírica em três escolas da rede pública estadual de ensino médio de Santa Maria, com alunos que frequentam a disciplina de Filosofia e com seus respectivos professores. Também, compõe-se de pesquisa bibliográfica relativa às temáticas do ensino de Filosofia e da cultura contemporânea, mais especificamente das culturas juvenis. Durante o ano de 2005, foram feitas as tabulações dos 320 questionários, transformadas em gráficos e analisadas detidamente. Foram realizadas entrevistas coletivas com grupos de oito alunos por série, em cada escola e entrevistas com os professores das escolas envolvidas. Os objetivos a serem atingidos são: identificação e análise das representações e das práticas dos alunos do ensino médio em relação à disciplina Filosofia; identificação e análise das representações e das práticas dos professores de Filosofia do ensino médio, acerca de seus alunos, de sua disciplina e da escola. A pergunta que orienta nosso trabalho é a seguinte: Como os alunos do ensino médio de algumas escolas da rede pública estadual concebem a disciplina Filosofia, e como interagem com a cultura juvenil, a cultura escolar e o saber filosófico no cotidiano escolar?

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Reflexões sobre o ensino de ética


Sugestões de Leitura

  • ARAÚJO, Cleber D.; ANGREWSKI, Elisandra; GALVAN, Marcia. Cinema e Filosofia: a utilização de obras cinematográficas nas aulas de Filosofia. In: GABRIEL, Fábio A.; GAVA, Luiz (Org.). Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação. Rio de Janeiro: Multifoco, 2012.

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Ética em Tempo de Mudança - Renato Janine Ribeiro
Como definir o certo e o errado onde tudo é instável? Renato Janine Ribeiro, professor titular de Ética e Filosofia Política na USP, discorre sobre este tema
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