Recortes do pensamento mitológico grego
Conteúdo: Mito e FilosofiaPropomos que o professor utilize uma imagem para iniciar as atividades.
Por exemplo:
- Observe esta imagem e anote o que ela representa para você?
- Quais as cores predominantes?
- Existe um movimento na imagem? Qual?
- Que sentimentos ela desperta em você?
GAIA
Esta imagem foi estilizada a partir de outra imagem sobre a mitologia grega: Gaia é a personificação da Terra como deusa.
Questione sua turma:
- Como surgiu o nosso planeta, o nosso sistema solar?
- Qual a origem da vida?
- Quais as teorias que eles conhecem sobre a origem do universo? Do homem?
Poderíamos iniciar a apresentação do tema com um fragmento que descreve a origem do universo, elaborada por Hesíodo em Teogonia.
Este texto foi retirado do Departamento de História da USP. Traduzido do original grego por Jaa Torrano: Hesíodo, Teogonia, 3ª edição, São Paulo, Iluminuras, 1995, p. 131-133
Teogonia
Deuses Primordiais: 116-153
Sim bem primeiro nasceu Cáos
depois também Terra de amplo seio,
de todos sede irresvalável sempre,
dos imortais que têm a cabeça do Olimpo nevado,
e Tártaro mevoento
no fundo do chão de amplas vias,
e Eros: o mais belo entre deuses imortais, solta-membros,
dos deuses todos e dos homens todos
ele doma no peito o espírito e a prudente vontade.
Do Cáos
Érebo e Noite negra nasceram.
Da Noite
aliás Éter e Dia nasceram,
gerou-os fecundada unida a Érebo em amor.
Terra primeiro pariu igual a si mesma
Céu constelado,
para cercá-la toda ao redor
e ser aos deuses venturosos sede irresvalável sempre.
Pariu altas Montanhas,
belos abrigos das deusas ninfas
que moram nas montanhas frondosas.
E pariu a infecunda planície impetuosa de ondas o Mar,
sem o desejoso amor.
Depois pariu do coito com Céu:
Oceano de fundos remoinhos
e Coios
e Crios
e Hipérion
e Jápeto
e Téia
e Réia
e Têmis
e Memória
e Febe de áurea coroa
e Tétis amorosa.
E após com ótimas armas
Cronos de curvo pensar,
filho o mais terrível: detestou o florescente pai.
Pariu ainda os Ciclopes de soberbo coração:
Trovão,
Relâmpago
e Arges de violento ânimo
que a Zeus deram o trovão e forjaram o raio.
Eles no mais eram comparáveis aos deuses,
único olho bem no meio repousava na fronte.
Ciclopes denominava-os o nome,
porque neles circular olho sozinho repousava na fronte.
Vigor, violência e engenho possuíam na ação.
Outros ainda da Terra e do Céu nasceram,
três filhos enormes, violent os, não nomeáveis.
Cotos,
Briareu e Giges,
assombrosos filhos.
Deles, eram cem braços que s altavam dos ombros, improximáveis
cabeças de cada um cinqüênta brotavam dos ombros, sobre os grossos membros.
Vigor sem limite, poderoso na enorme forma.
Roteiros
- Este texto poderá ser lido silenciosamente e depois oralmente.
- Consideramos importante que os estudantes pesquisem as palavras novas, principalmente utilizando um buscador na internet, pois são termos antigos, de origem grega.
- Sugira a eles que elaborem um glossário destes termos para serem publicados com as suas produções.
- A seguir inicie uma interpretação do texto em conjunto com a turma, destacando os fenômenos naturais, os fatos conhecidos pelos alunos, o sobrenatural, as relações de parentesco que o poema expõe. Esta interpretação servirá de base para as discussões sobre a mitologia grega.
- Sugerimos também a metodologia de estudos de caso para esta atividade.
Esta atividade foi extraída da aula Recortes do pensamento mitológico grego, da professora Rosangela Menta Mello, de Telêmaco Borba/PR, disponível no Portal do Professor/ MEC e acessada em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.