Arte Renascentista
Conteúdo: EstéticaEm sala de aula ou no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir aos alunos que leiam, individualmente, o texto disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/renascimento.htm. Deverá, também, orientar os alunos a anotarem, em tópicos, aspectos apresentados no texto que permitam traçar diferenciações entre a Idade Média e o Renascimento.
Após a leitura do texto, o professor deverá estimular um debate pautado pelas anotações dos alunos, utilizando este momento também para fazer uma revisão sobre o tema da Idade Média, contrapondo-o ao Renascimento: “Na opinião dos alunos, houve realmente um renascimento? As artes, as filosofias e as ciências estavam ‘mortas’ durante a Idade Média?”
(O professor poderá exibir as imagens abaixo para esquentar o debate. Por meio das imagens, pode-se perceber que havia, sim, cultura e arte no medievo, sendo errônea a noção tradicional que as pessoas possuem ao se referirem a ele simplesmente como a “Idade das Trevas”.)
- Imagem 1:
Legenda: A dama e o unicórnio – Tapeçaria francesa.
- Imagem 3:
Legenda: Basílica de Santa Sofia, em Istambul, construída em 553 d.C.
Imagem 4:
Legenda: Mosaico no interior da Basílica de Santa Sofia.
- Vídeo com diversas obras artísticas do período medieval, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sWVzbtBjtss.
Após a discussão levantada pelas imagens, o professor deverá voltar ao estudo dirigido/debate do texto, anotando no quadro a opinião dos alunos.
- Por qual motivo este período é considerado, então, um período de “renascimento”?
- Que transformações sociais permitiram o surgimento da Renascença?
- O que a intensificação da vida urbana trouxe para a sociedade?
- Quais as mudanças no modo de pensar (filosofia) dos homens?
- Qual classe social era a grande mecenas dos artistas renascentistas?
O professor deverá, então, exibir agora imagens de artistas renascentistas, pedindo aos alunos que apontem: as questões técnicas que as diferenciam da arte medieval e os temas apresentados nas obras.
Os alunos são capazes de identificar nas obras esta nova mentalidade trazida pelo Renascimento?
Imagem 5:
- Imagem 6:
Legenda: O nascimento de Vênus, de Sandro Botticcelli.
- Imagem 8:
Legenda: Basílica de São Pedro, em Roma.
- Imagem 9:
Legenda: A Escola de Atenas, de Rafel Sanzio.
- Imagem 10:
Legenda: Teto da Capela Sistina, de Michelangelo Buonarroti.
- Imagem 11
Legenda: Detalhe do teto da Capela Sistina, de Michelangelo Buonarroti.
- Imagem 12:
Legenda: Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci.
Após a discussão, o professor deverá pedir aos alunos que leiam, individualmente, o texto disponível em:http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=215.
Terminada a leitura, cada aluno deverá escolher uma das imagens renascentistas apresentadas e descrever, em tópicos, as características lidas nos textos que aparecem na obra selecionada. Será interessante que destaquem tanto questões técnicas quanto as temáticas representadas nas peças. Esta listagem deverá ser entregue ao fim da aula.