Disciplina - Filosofia

Conhecendo e criando um webquest

Nesta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as para a criação de webquests, os quais serão importantes meios de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistirem ao Vídeo 1, no qual são apresentados o passo a passo da criação de webquests.O Vídeo 1 encontra-se disponível no site abaixo:

Vídeo - Tutorial: Webquest Seminário Virtual (Motivação)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tBzzQoUvwJc . Acesso feito dia 12/05/2012.

Observação: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição do Vídeo 1, os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo dos webquest será constituído pelos dados coletados na segunda e apresentados durante a terceira atividade da aula.

O/a professor/a deve então orientar os/as alunos/as a acessarem o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente os webquests. Inicialmente, cada grupo deverá fazer a inscrição do seu webquest com uma senha.

Webquest: Disponível em http://phpwebquest.org/newphp/index.php. Acesso feito dia 12/05/2012.

Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão nos webquests das informações e imagens selecionadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.
Depois que todos os webquests tiverem sido criados, o/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em seus webquests os links dos demais. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos webquests uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

Os/as alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a navegarem nos webquests dos/as colegas. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus webquests para explorar mais esse recurso digital.


Essa atividade foi extraída da aula Investigando os biomas naturais: recursos inesgotáveis? da professora Delma Faria Shimamoto, de Uberlândia/MG, disponível no Portal do Professor/MEC e acessada em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade da autora.
Recomendar esta página via e-mail: