Introdução à organização de um debate
1. Como ponto de partida, o professor deverá perguntar aos alunos:
a. Quem já assistiu ou participou de um debate?
b. Há regras para a realização de um debate ? Por quê?
2. A seguir, o professor deverá exibir o vídeo sobre o gênero debate.
Vídeo: Comunicação oral: gênero debate
3. Após a exibição do vídeo, o professor deverá dispor os alunos em grupo e conversar com eles sobre o assunto apresentado.
a. Um debate precisa ser planejado? Por quê?
b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
c. Há regras para o debate? Quando essas regras devem ser definidas?
d. Por que as regras são necessárias?
e. Qual a importância dos argumentos em um debate?
f. Você defenderia uma ideia com a qual você discorda?
Essa atividade foi extraída da aula Exposição oral: debate da professora Lazuita Goretti de Oliveira - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.