Liberdade
Atividade de aprofundamento teórico:Vamos pesquisar em equipe de até três estudantes, o que pensam os fílósofos sobre a liberdade, registrando as ideias mais significativas em nosso caderno, anotando o endereço do site, o link para o texto selecionado, de forma que possamos criar um blog com as principais ideias selecionadas e nossas reflexões para compartilharmos na rede com estudantes de outras salas e de outras escolas.
Sites:
• Lexicon: Vocabulário de Filosofia, verbete:
- Determinismo. Disponível em https://www.dicio.com.br/determinismo/
- Liberdade. DIsponível em https://www.dicio.com.br/liberdade/
• Com Ciência: Crimes e castigos do determinismo de Yurij Castelfranchi. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=26&id=298
Vídeos:
- Youtube: Determinismo x Livre Arbítrio: http://br.youtube.com/watch?v=dx36mbwMMHc
- Youtube: Libre albedrio y determinismo: http://br.youtube.com/watch?v=ENb82Sw0Lfw&feature=related
- Veja o vídeo Hunter by Yuval Nathan, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1IY5bu0De54
Estes vídeos podem nos proporcionar ricas discussões, no primeiro vemos uma situação comum em muitos locais de nosso país, envolvendo menores; no segundo uma discussão sobre o Determinismo e no terceiro vídeo a questão do homem primitivo. Quem era mais livre? Qual a relação da liberdade no passado com a atualidade. Somos ou não determinados?
Imagens:
Utilizando buscadores na web, você poderá sugerir aos estudantes que selecionem as imagens relativas as discussões desta aula, que eles identificam com a situação de sua comunidade, de nosso país, para ilustrarem no blog. É importante que anotem o site e o endereço para postar no blog, ver quem é o autor das imagens e respeitar os direitos autorais.
Músicas:
Existem muitas músicas sobre o tema liberdade, como por exemplo: A Doze Stars
Manifesto de Liberdade, Igualdade e União
Harpas soam
Destoam em meio a gritos de dor
Crianças choram
Por terem sido tratadas sem amor
Políticos corruptos
Acabam com nossa esperança
Pedidos ininterruptos
Por igualdade e mudança
Harpas soam
Destoam em meio a gritos de dor
Crianças ch oram
Por terem sido tratadas sem amor
O povo unido jamais será vencid o
Assim se dizia antigamente
Mas o povo unido governa sem partido
Se for mesmo inteligente
Harpas soam
Destoam em meio a gritos de dor
Crianças choram
Por terem sido tr atadas sem amor
Se a desunião co ntinuar
E a demagogia vencer< br /> Políticos irão roubar
Sem a massa perceber
Harpas soam
Destoam em meio a gritos d e dor
Crianças choram
Por terem sido tratadas sem amor
Um dia apenas harpas soarão
Não mais juntas a gritos de dor
Crianças n unca mais chorarão
Por terem sido tratadas sem amor
Apenas será necessária uma medida
Junto à persistência e coração
A hoje indubitavelmente perdida
UNIÃO...
A partir de músicas selecionadas, é possível fazer um trabalho integrado com Língua Portuguesa, produzindo paródias, poemas, e outras produções, onde os estudantes poderão expressar seus conhecimentos e posições sobre a liberdade e o determinismo.
Esta atividade foi extraída da aula Determinismo ou liberdade incondicional, da professora Rosangela Menta Mello, de Telêmaco Borba/PR, disponível no Portal do Professor/ MEC e acessada em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.