Disciplina - Filosofia

Nem só Coca-Cola é refrigerante...

1ª ETAPA:

 

Cole no quadro os seguintes cartazes:

1)

2)

3)

4)

5)

6)

7)

- Após colar as imagens no quadro, pergunte aos alunos o que eles pensam sobre elas.

- Deixe que façam a associação que quiserem, peça que anotem no caderno o que acharam de cada uma delas. Qual produto mais gostam? Por quê? Qual a diferença entre um e outro? Acham que a forma como esses produtos são anunciados nos meios de comunicação faz alguma diferença?

2ª ETAPA:

1) A seguir cole sobre a primeira imagem as frases seguintes:

"A pausa que refresca".

"Gostaria de comprar uma Coca para o mundo".

"Isso é que é".

"Coca-Cola é isso aí".

"Coca-Cola dá mais vida a tudo…"

"Tudo vai melhor com Coca-Cola".

"Emoção pra valer".

"Essa é a real".

"Tudo de vibe".

"Viva o que é bom."

"Viva o lado Coca-Cola da Vida".

"Sempre Coca-Cola".

2) Na segunda imagem, cole as frases:

"Do seu jeito".

"Cai bem".

"Questione, Mude, Beba Pepsi!"

"É Hora de Mudar. Com Pepsi, sim!"

"Você já equilibra coisas demais. Uma parte, a gente ajuda. Pepsi Light, zero açúcar. O equilíbrio ideal entre light e sabor. Com Pepsi Light, sim!”

3) Na terceira cole as seguintes frases:

"A Coca-Cola inicia 2006 com as sequelas de um daqueles golpes que ferem fundo o ego dos executivos e o bolso dos acionistas".

"Dona da marca mais valiosa e do refrigerante mais consumido no planeta, a companhia assistiu recentemente sua arqui-rival, a Pepsi, superá-la em valor na Bolsa de Nova York, por uma diferença de 2 bilhões de dólares -- um fato sem precedentes na ruidosa guerra de mercado que as duas empresas travam mundo afora".

"Apesar da forte dimensão simbólica, a atual hegemonia da Pepsi em Wall Street -- avaliada em cerca de 98 bilhões de dólares -- extrapola a guerra das colas".

"Pressionados pelas campanhas contra a obesidade e a favor de um estilo saudável de vida, os refrigerantes tendem a perder mercado. Esse cenário produz mais impacto negativo na Coca do que na Pepsi".

4) Na logomarca do MacDonald's colar a frase:

"Amo muito tudo isso".

5) Na imagem 5, cole a frase:

"Gostoso é no Bob's".

"Não tem comparação"

6) Na imagem 6, cole as frases:

"Energia que contagia".

"O Original do Brasil".

7) Na última imagem cole:

 "A gente muda o mundo".

"Atitude de renovação".

- Agora, os alunos vão se dividir em grupos para trabalhar as imagens e as frases, conjuntamente.

Os grupos irão analisar e comparar imagens e frases.

Ver se existem características comuns e quais são.

Como o produto é anunciado.

Que frase tem mais efeito.

Qual você consumiria, se dependesse da propaganda.

3ª ETAPA:

No laboratório de informática, os grupos vão desenvolver um blog sobre propaganda e consumismo.

Para isso, vão usar os elementos e ideias da aula.

Pesquisar os links abaixo:

http://rapensando.blogspot.com/2008/11/consumismo-propaganda-e.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumismo

http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_080.html


Esta atividade foi extraída da aula Nem só Coca-Cola é refrigerante..., da professora Virna Ligia Fernandes Braga, de Juiz de Fora/MG, disponível no Portal do Professor/ MEC e acessada em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.
Recomendar esta página via e-mail: