Disciplina - Filosofia

Ética e violência

Convide a turma para pesquisar sobre a racionalidade do ser humano, a vontade, a nossa capacidade de comunicação e interação; como sujeitos de nossa cultura, do conhecimento e da ação.

 

A partir do momento que a pessoa passa de sujeito para objeto ela é violentada em seu direito subjetivo, isto é, não podemos ser tratados como coisa.  

Neste campo do conhecimento entra em ação a ética para garantir a nossa condição de sujeito, ou seja, uma ética normativa, que impõe limite e controle ao risco permanente da violência.   


ROTEIRO DE PESQUISA:

 

  1. Existe ou não valores morais válidos para todos os homens?
  2. Como discernir o que é justo ou injusto? Bom ou mal?
  3. O que é relativismo ético? Quais os argumentos dessa teoria?
  4. Qual a causa do mal? O que pensa Hannah Arendt sobre esta questão?
  5. Faça um contraponto entre a teoria intintivista e a socioambientalista.  

 

A apresentação das atividades de pesquisa podem ser publicadas no jornal ou site da escola, e ser apresentada, utilizando as seguintes sugestões:

  1. Utilizando o método de estudo de caso
  2. Painel integrado
  3. Seminário  

 

INDICAÇÃO DE LEITURAS:   

 

CHAUI, Marilena. Ensaio: Ética e Violência. In: FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO. Teoria & Debate. out-dez/1998. Disponível em: http://csbh.fpabramo.org.br/o-que-fazemos/editora/teoria-e-debate/edicoes-anteriores/ensaio-etica-e-violencia . Acessado em 06/04/2010.    

Safra, G.; Dunker, C.; Priszkulnik; L.; Debieux, M. & Migliavacca, E.M. (2009). Ética e violência: o problema da vulnerabilidade psíquica. Memorandum, 16, 0818.Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a16/safraetalii01.pdf  . Acessado em 07/03/2010.    

MARONA, Marjorie C. Contribuições de Hannah Arendt e Habermas para a teoria democrática contemporânea. Disponível em: http://www.domhelder.edu.br/veredas_direito/pdf/29_182.pdf . Acessado em 07/03/2010.     

NOVA ESCOLA. Hannah Arendt. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1673/hannah-arendt-a-voz-de-apoio-a-autoridade-do-professor . Acessado em 06/12/2018.    

SUAREZ, Marcial A. Garcia Suarez. Violência, técnica e política em Carl Schmitt e Hannah Arendt. Disponível em http://www.enfoques.ifcs.ufrj.br/ojs/index.php/enfoques/article/view/31 . Acessado em 07/03/2010.    

A partir do momento que os estudantes construíram uma base teórica, passaremos a discutir o tema pesquisado, com apresentação de cenas de filmes, sugeridos a seguir:

 

INDICAÇÃO DE FILMES:   

 1 - Filme: Escritores da Liberdade (Original: Freedom Writers)

  • País: EUA/Alemanha
  • Gênero: drama.   
  • Classificação: 14 anos
  • Duração: 123 min.
  • Ano: 2007.
  • Sinopse: Hilary Swank é uma professora novata que tenta inspirar seus alunos problemáticos a aprender algo mais sobre tolerância, valorizar a si mesmos, investir em seus sonhos e dar continuidade a seus estudos além da escola básica. Também ela é ousada ao enfrentar os grupos formadores de gangs em sala de aula, levando-os a pensar sobre a formação e ideologia dos próprios.
Fonte: REVISTA ESPAÇO ACADÊMICO. O filme “Escritores da Liberdade” e a função do pensamento em Hannah Arendt. n. 82. Mar/2008.

 2 - YOUTUBE. Hannah Arendt. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=9wzfYU9s1t8 . Acessado em 06/04/2010. Duração: 5 min. 


Esta atividade foi extraída da aula Ética e Violência, da professora Rosangela Menta Mello, de Telêmaco Borba/PR, disponível no Portal do Professor/ MEC e acessada em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.

 

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