Disciplina - Filosofia

Busca Educação

Filosofia e Ética

Conteúdo Estruturante: Ética
Título: Filosofia e Ética
Autora: Rita de Cássia Soares Lopes
Instituição: Instituto Estadual de Educação Professor Cezar Prieto Martinez
Cidade/Estado: Ponta Grossa - Pr
Conteúdo: Filosofia/Ética
Série: 2ª Ensino Médio

Este material foi elaborado como avaliação final da oficina de Portais, ministrada pela Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Ponta Grossa.

Prática inicial

Exibir o filme O Clube do Imperador aos alunos, a partir da exibição, trabalhar alguns pontos importantes do filme, os quais têm como objetivo levar os alunos a compreender a relação entre a sociedade, educação e ética. É importante o professor introduzir alguns questionamentos, problematizando a temática.

Problematização

Qual a importância da formação acadêmica na vida dos jovens?
Essa formação interfere na vida em sociedade?
Os conteúdos que aprendemos na sala de aula, tais como: - A relação entre o sujeito e as normas, - As convenções sociais e o equilíbrio, - O desenvolvimento de Valores, terão alguma utilidade para nossa vida?

Instrumentalização

Dividir a classe em pequenos grupos, distribuir roteiro de estudo e aprofundamento sobre a temática apresentada pelo filme:
Como a escola Sant Beneditct encaminha a formação ética e cultural dos alunos?
A sociedade como um todo vivencia uma crise moral, principalmente na área política?
Em que medida a educação pode contribuir para o desenvolvimento e a formação de homens mais éticos com espírito mais justo e solidário?
Será que o homem é resultado do meio, ou fruto do que verdadeiramente escolhe ser?
Quais as consequências para a sociedade de condutas politicamente consideradas incorretas?
Como o professor William reagiu quando descobre, pela segunda vez, que seu ex-aluno continuava a infringir os princípios da ética e da moral?
Discutir o significado da frase “O fim depende do início” apresentado pelo enredo do filme como um dos segredos da vida?
Analisar a frase, considerada um dos princípios defendidos pela escola, e principalmente, pelo professor: “O caráter de um homem é o seu destino”.
Por meio de quadros ilustrativos, interpretar o princípio: “O conhecimento e a sabedoria, só são adequados à humanidade quando nos servem para ajudar aos outros e a nós mesmos”.

Catarse

O foco do trabalho é fazer com que os alunos analisem a importância da ética para o exercício pleno da cidadania, bem como, levá-los a compreenderem as contribuições do conhecimento sobre as formas de ser e agir do homem em sociedade.

Síntese

Os alunos irão apresentar ao grande grupo, os resultados das discussões realizadas nos pequenos grupos.

Prática social final

Cada aluno irá fazer uma auto-análise em relação a sua postura prática no dia a dia, relacionando-a ao conteúdo trabalhado.
Observar e registrar como reagimos diante das questões colocadas pelo filme.
Questionar e comparar a forma de agir dos estudantes de nossa realidade com os do filme.

Recursos

TV Multimídia,
Aparelho de DVD,
DVD

Referências

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 4. ed. Campinas. São Paulo: 2007.
THUMS, Jorge. Ética na Educação: Filosofia e Valores na Escola. Canoas. Ed. Ulbra. 2003.
Recomendar esta página via e-mail: