Disciplina - Filosofia
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
NESEF -O ENSINO DE FILOSOFIA EM FOCO: DIÁLOGOS EM CONSTRUÇÃO”
Congressos
Início : Quarta-Feira 8 Dezembro 2010, 0:00
Fim : Sexta-Feira 10 Dezembro 2010, 23:40
Informação de contato :
Eloy
Núcleo de Estudos sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica

Contatos para informações/inscrições: nesefcontato@gmail.com; filosnesef@yahoo.com.br
Fone (41) 3360-5389 (terças, quartas e sextas – 8:30 às 11:30) – falar com Eloy (secretário Nesef)

Título do evento:
XIV ENCONTRO DO NESEF SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA “O ENSINO DE FILOSOFIA EM FOCO: DIÁLOGOS EM CONSTRUÇÃO”
V COLETIVO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA DO PARANÁ

Dia 08/12 (quarta-feira)
14h00 – Abertura: Anfi 100 – Ed. D. Pedro I – Reitoria
14h30 às 17h00
Ensino de Filosofia e o processo de investigação: abordagem histórica, teórica e metodológica
Geraldo Balduino Horn – DTPEN/UFPR - Coordenador
Ademir Aparecido Pinhelle Mendes – Doutorando em Educação - UFPR
Domênico Costella – IFIL - CEE

19h00 às 21h00 – local: Anfi 100 - Coordenadora: Valéria Arias – Profa. Filos. E.M.
Ensino de Filosofia e Políticas Públicas
- Políticas de formação continuada e a prática do professor de Filosofia
(Zita Lago Rodrigues – LUSÓFONA – PORTUGAL)
- Livro Didático Público e produção docente
(Anita Helena Schlesener – UFPR/TUITUI)
- Políticas Públicas, Currículo e Filosofia - Marlei F. de Carvalho – Pres. APPSIND

Dia 09/12 (quinta-feira)
9h00 às 12h00 - Anfi 100 – Coordenador: Gelson João Tesser – DTFE/UFPR
Educação Filosófica: diferentes olhares sobre o Ensino de Filosofia
- O uso do texto clássico de Filosofia em sala de aula
(Emmanuel Appel – DEFI/UFPR)
- O uso da imagem como recurso didático-pedagógico
(Gladys Mariotto e Vilmar Debona - ARCHE CULTURAL)

14h00 às 17h00 – Anfi 100 – Coordenador: Geraldo Balduino Horn – DTPEN/UFPR
– Ensino de Filosofia: perspectivas de investigação
- A construção do lugar da Filosofia no Currículo do Ensino Médio
(Ademir Aparecido Pinhelli Mendes – Doutorando ED/UFPR)

- O ensino dos conteúdos filosóficos de ética e política na perspectiva Latino-Americana (Avanir Mastey – Prof. Filos. CEP)

- Filosofia no Ensino Médio: reflexões a partir de uma experiência filosófica libertadora
(Giselle Schnorr – Doutoranda FEUSP)

- Recrutamento e seleção de professores de Filosofia para o Ensino Médio no Paraná - (Marlene T. Grendel – Profa. Filos. E.M.)

19h00 às 22h00 – Anfi 100 – Coordenador: Wilson José Vieira – DEB/SEED
Oficina: Discutindo Textos Clássicos de Filosofia
- Discurso da desigualdade social entre os homens..., – Rousseau (Luciana Teixeira – Doutoranda ED/UFPR)
- Einstein e a crise da ciência – Merleau-Ponty (Dênis Carvalho – Mestrando ED/UFPR)
- Livro X , da República – Platão (Rui Valese – Doutorando ED/UFPR)
- Discurso do Método – Descartes (Luciana Teixeira – Doutorando ED/UFPR)

Dia 10/12 (sexta-feira)
9h00 às 12h00 – Anfi 100 – Coordenador: Celso de Moraes Pinheiro – DTPEN/UFPR
Educação Filosófica e Ensino de Filosofia
- Aprendizagem de conceitos filosóficos no Ensino Médio - Cleder Mariano Belieri – NRE/ LOANDA
- Mapa conceitual e aprendizagem filosófica (Edson T. de Rezende – Prof. Filos. E.M.)
- O ensino de Filosofia sobre bases existenciais (Alessandro Reina – Prof. Filos. E.M.)
- Filosofia e seu campo de atuação (Gelson João Tesser – DTPEN/UFPR)

14h00 às 17h00 – Anfi 100
Mesa do Coletivo de Professores: O Ensino de Filosofia em foco no Paraná
- Geraldo Balduino Horn – Coordenador da mesa
- Fábio Rodrigues Rocha – Nesef/Ufpr
- Eloylus de Sousa Moreira – Acadêmico de Filosofia/Ufpr
- Luiz Antônio Sypriano - Prof. Filosofia do E.M.
- Dirceu Ferreira - APPSIND
- Tadeu Veneri - Deputado Estadual
- Ângelo Vanhoni - Deputado Federal
- Domenico Costella - Conselho Estadual de Educação/Pr

Contatos para informações/inscrições: nesefcontato@gmail.com; filosnesef@yahoo.com.br
Fone (41) 3360-5389 (terças, quartas e sextas – 8:30 às 11:30) – falar com Eloy (secretário Nesef)
Email : nesefcontato@gmail.com
URL : http://www.nesef.ufpr.br/
Evento Acadêmico
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.