Disciplina - Filosofia
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
Colóquio Internacional em Homenagem a Marilena Chauí
Colóquios
Início : Segunda-Feira 7 Novembro 2011, 10:40
Fim : Quinta-Feira 10 Novembro 2011, 10:40
Informação de contato :
(11) 3091-3761
Email : eventosdf@usp.br
URL : http://comunicacao.fflch.usp.br/node/685
O Departamento de Filosofia promove de 07 a 10 de novembro o Colóquio Internacional "Republicanismo e Democracia", em homenagem à Profa. Dra. Marilena Chauí.

Inscrições e Informações: eventosdf@usp.br ou (11) 3091-3761
Local: Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 14. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

Apresentação: O colóquio reunirá, ao longo de quatro dias, pesquisadores de vários países a fim de discutir questões relacionadas ao republicanismo à democracia. No que se refere ao primeiro tópico, a partir dos anos noventa do século XX, sob o impacto da recepção das obras de Claude Lefort e Hannah Arendt, muitos estudiosos passaram a se ocupar de pensadores como Maquiavel, Espinosa e Rousseau, de um ponto de vista totalmente diferente do que fora dominante até então. A relação da filosofia desses pensadores com o republicanismo passou a ser a chave para um conjunto de interpretações que, ao mesmo tempo em que mudava a leitura dos clássicos, abria novas possibilidades de compreensão da vida política à luz de um aparato conceitual ligado ao republicanismo. Esse esforço de releitura teve grande impacto no Brasil, não só no concernente à filosofia como também as ciências sociais e a história. O outro eixo temático do colóquio é dado pela ideia de democracia. A intenção é proporcionar uma abordagem ampla da questão concentrando-nos em dois focos: primeiro, o trajeto histórico da noção, com ênfase para as discussões modernas e, aqui, para a reflexão espinosana; segundo, a situação e os problemas da democracia na contemporaneidade. A combinação desses aspectos, espera-se, deve contribuir para uma rica reflexão, da qual a ênfase sobre a figura de Espinosa é um signo: a radicalidade de suas posições teóricas sobre a democracia, a sua presença ostensiva em muitos dos pensadores mais importantes do pensamento político atual, atestam o quanto dependemos do passado para poder dar conta de desafios que o mundo contemporâneo e suas especificidades põe-nos. O quadro de conferencistas compõe-se de estrangeiros e brasileiros cujas pesquisas recentes tem demonstrado grande valor para a compreensão dos temas do evento. Além dessas conferências, o evento abri espaço para um significativo número de contribuições sob a forma de comunicações.

Observação: Notícias e Eventos publicados referentes a cursos externos à SEED deverão ser consultados junto ao Departamento de Recursos Humanos da SEED sobre a validade de certificação a fim de pontuação para progressão na carreira.
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.