Disciplina - Filosofia
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
IV Encontro Nacional ANPOF Ensino Médio
Encontros
Início : Segunda-Feira 22 Outubro 2018, 7:00
Fim : Sexta-Feira 26 Outubro 2018, 17:00
Informação de contato :

Local:

Vitória - ES
Email : ensino.medio@anpof.org.br
URL : http://www.anpof.org/portal/index.php/pt-BR/2013-11-25-22-46-01/iv-encontro-nacional-anpof-ensino-medio
Convocatória


A ANPOF realizará pela quarta vez o Encontro Nacional ANPOF do Ensino Médio durante seu XVIII Encontro Nacional, em Vitória - ES, de 22 a 26 de outubro de 2018.

A submissão de trabalhos para esta atividade deve ser feita entre os dias 01/03/2018 e 07/05/2018.

Apresentação

O retorno oficial da Filosofia aos currículos das escolas de educação básica ocorreu há uma década. Em que pese as incertezas da atual legislação federal, o país permanece desenvolvendo pesquisas na área e a disciplina continua presente no currículo escolar. Ao longo desse período, a ANPOF tem dispensado uma atenção crescente à presença da Filosofia no contexto escolar. O XVIII Encontro Nacional da ANPOF, a exemplo do que ocorreu nos encontros anteriores em Curitiba (PR), em Campos do Jordão (SP) e em Aracaju (SE), dedicará uma parcela da sua programação exclusivamente ao Ensino da Filosofia na Educação Básica. O objetivo é inserir os professores de Filosofia da Educação Básica na comunidade filosófica nacional trazendo suas questões e produções pedagógicas para serem apresentadas e discutidas no maior evento da área no país.

Assim, as ações da ANPOF no segmento da Filosofia escolar estão voltadas à articulação entre pós-graduação em Filosofia e as políticas de formação de professores da educação básica, em resposta às demandas e as iniciativas de professores e estudantes, bem como de programas institucionais mantidos pelas agências oficiais de fomento, sobretudo a CAPES.

Por outro lado, a discussão em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio requererá mudanças para o Ensino de Filosofia e suas contribuições para a Educação Básica.

Tendo em vista estas questões, a programação do XVIII Encontro Nacional de Filosofia voltada ao Ensino da Filosofia – denominada ANPOF-EM ou Anpof do Ensino médio – será composta por relatos de experiência, minicursos e um simpósio.

Estrutura das atividades

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

1) As sessões de relatos de experiência da ANPOF-EM têm como objetivo divulgar e discutir experiências de ensino de Filosofia realizadas em escolas de Educação Básica.

2) As experiências serão selecionadas com base na sua contribuição para a melhoria e expansão do ensino de Filosofia e por seu potencial de replicação em outras escolas e regiões do país.

3) Poderão se candidatar professores de Filosofia da Educação Básica (Ensino Médio ou Ensino Fundamental) em escolas públicas ou particulares, que tenham participado das experiências a serem relatadas seja como principal protagonista seja como colaborador.

4) Os candidatos não poderão submeter trabalhos simultaneamente em outras sessões de comunicações (GTs ou sessões temáticas) do XVIII Encontro Nacional da ANPOF.

5) Serão selecionadas experiências, divididas em quatro sessões temáticas: desenho de currículo, recursos didáticos, formação de professores e tema livre.

6) As sessões de apresentação ocorrerão nos dias estabelecidos pela Comissão organizadora do IV Encontro ANPOF/EM.

7) O tempo para cada apresentação será de, no máximo, 30 minutos (exposição e debate com os ouvintes).

8) As propostas deverão ser submetidas por meio de formulário eletrônico próprio, disponível abaixo.

9) Ao preencher o formulário eletrônico, o candidato deverá indicar a qual das quatro sessões temáticas a sua proposta se destina.

10) As propostas serão encaminhadas pela Comissão organizadora à Comissão científica da ANPOF-EM, responsável pela avaliação e pela seleção dos trabalhos.

11) Recomenda-se que os interessados conheçam os relatos apresentados nas edições anteriores desse evento, que estão disponíveis em vídeo em http://www.youtube.com/user/anpofem e https://www.youtube.com/channel/UClPrIIm2I0XM-wukOdR3nqg/videos

12) A Comissão organizadora solicitará aos órgãos de fomento recursos financeiros para custear a viagem e a hospedagem dos autores dos trabalhos selecionados.

Caracterização das sessões temáticas

1) Desenho de currículo: experiências de implantação de propostas curriculares, podendo referir-se à totalidade da proposta ou a apenas algumas de suas unidades ou sequências didáticas, além de poder ser de caráter disciplinar ou interdisciplinar e basear-se nas mais diversas orientações pedagógicas (ensino centrado na história da Filosofia, em temas, conceitos ou problemas filosóficos ou em habilidades e competências eminentemente filosóficas, entre outras).

2) Recursos didáticos: experiências de produção e/ou utilização de recursos didáticos diversos no ensino de Filosofia, tais como, por exemplo, produção e/ou uso de textos e outras mídias (audiovisual ou digital), além de projetos e propostas de exercícios e de instrumentos de avaliação.

3) Formação de professores: experiências de apoio à formação inicial ou continuada de professores, em particular aquelas realizadas no acompanhamento de estagiários de licenciatura (incluindo PARFOR), no desempenho da função de supervisor do PIBID ou no desenvolvimento de intervenções práticas em mestrados profissionais voltadas ao

ensino da Filosofia.

4) Tema livre: experiências acerca de qualquer assunto relacionado ao ensino da Filosofia, tais como, por exemplo, a avaliação de propostas de aulas ou de projetos, análise de experiências avaliativas e pesquisas e atividades diversas na escola.

MINICURSOS

Em breve, divulgaremos a programação dos minicursos da ANPOF-EM.

SIMPÓSIO DA ANPOF-EM

Mesa redonda cuja temática abordará as possibilidades de interação entre a pós-graduação e a formação de professores para a Educação Básica, tendo em vista o atual cenário de ameaça ao Ensino de Filosofia nas escolas.

Cronograma

Submissão de trabalhos: de 01/03/2018 e 07/05/2018

Publicação da lista de trabalhos aprovados: 28/05/2018

Último prazo para a inscrição dos autores dos trabalhos selecionados: 08/10/2018

Taxa de inscrição

Os expositores do IV Encontro ANPOF-EM pagarão a taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)

Todos os inscritos receberão certificado de participação.

Comissão organizadora

Antônio Edmilson Paschoal (UFPR)

Christian Lindberg L. do Nascimento (UFS) - coordenador

Gisele Secco (UFRGS)

Jorge Viesenteiner (UFES)

Junot Cornélio Matos (UFPE)

Juvenal Savian (UNIFESP)

Marta Alencar (USP)

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

AGENDA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

26/2 - Início do prazo de inscrição de trabalho.

07/5 - Final do prazo de inscrição de trabalho.

28/5 - Publicação da lista de trabalhos aprovados.

08/10 - Prazo final para envio dos trabalhos completos caso seus autores queiram disponibilizá-los na página da Anpof para o período do evento. tabela de pagamento anpof

As inscrições de docentes e discentes de Programas de Pós-Graduação filiados à ANPOF serão validadas pelas respectivas coordenações.

Os pagamentos poderão ser feitos por meio de Boletos Bancários ou Cartão de Crédito (neste caso, com a opção de pagamento em três parcelas)

Sobre a devolução do valor da inscrição: No caso de trabalhos recusados após o pagamento das inscrições a ANPOF devolverá 80% do valor pago pelo pesquisador. O pesquisador poderá também optar por participar do Encontro sem a apresentação de trabalho. Nos outros casos de desistência, será devolvido 50% do valor desde que solicitado até 30 dias antes do início do XVIII Encontro.

Todos os inscritos receberão certificado de participação.

Apoio à participação de alunos

Os alunos de Programas situados em locais com custo médio de passagens mais elevado para Vitória terão valor subsidiado de inscrição. Trata-se de um apoio à participação desses alunos, que têm um custo maior de transporte, de modo a garantir o perfil nacional do Encontro. Nestes casos a inscrição será feita pelo valor de R$ 70,00 até o dia 07/5/2018. Após esta data as inscrições serão feitas pelos valores normais.

A lista de Programas beneficiados por este desconto foi estabelecida levando-se em consideração a distância e o valor das passagens aéreas. Podem utilizar este benefício os alunos dos PPGs das seguintes instituições:

· UFSM

· UFPEL

· UNIOESTE

· UFPA



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.