Disciplina - Filosofia
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
I Congresso Internacional Nietzsche - Foucault
Congressos
Início : Segunda-Feira 20 Maio 2019, 8:00
Fim : Sexta-Feira 24 Maio 2019, 20:00
Informação de contato :

Local:

UFSCar

São Carlos - São Paulo
Email : ici.nietzschefoucault@gmail.com
URL : https://icinietzschefoucau.wixsite.com/coloquionf
perfil de Nietzsche e Foucault


Diversas maneiras de abordar as filosofias de Nietzsche e Foucault – seja refletindo sobre o trabalho de um ou outro, seja discutindo relações entre eles – serão apresentadas nesses quatro dias de encontro filosófico. Este congresso visa assim a reunir parte dessa diversidade, favorecendo principalmente o encontro entre pesquisas que se dispersam no extenso espaço geográfico do Brasil e fora dele, agregando pensadores latino americanos e europeus, conectando assim algumas possibilidades relevantes de pensamento que, por vezes, estão fora ou longe de centros hegemônicos do pensamento filosófico no Brasil e outras já renomadas.

Nietzsche e Foucault são em muitos sentidos representativos dessa ideia geral, embora irremediavelmente vaga, de descentralização – o que leva sempre a novas tramas. Face à tradição hegemônica da filosofia ocidental, ambos abriram portas ao pensamento, o que lhes garante, talvez paradoxalmente, um espaço central na compreensão dos acontecimentos que nos concernem.

Essa primeira edição quer permitir um espaço de (re)conhecimento e troca, envolvendo pesquisadores em diferentes momentos do percurso pessoal de pesquisa, diferentes gerações de pesquisadores das filosofias de Nietzsche e/ou Foucault.

Os interessados em participar do congresso com apresentação de trabalho devem enviar um resumo pelo formulário do Google Forms. As inscrições para comunicação ficam abertas entre 08/10/2018 e 10/12/2018.

Os trabalhos devem ser de interesse filosófico, abrangendo o pensamento de Nietzsche e/ou Foucault. Os autores precisam estar inscritos em cursos de graduação ou pós-graduação em filosofia ou áreas afins. Cada inscrito pode submeter somente um resumo.

O formulário enviado deve conter as seguintes informações: Título da apresentação; Nome completo; E-mail; Instituição; Titulação; Agência de fomento (se houver); Nome do(a) orientador(a); Resumo expandido e bibliografia: arquivo .doc; texto de 3 a 5 laudas (sem contar a bibliografia), redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado; Palavras-chave (de 3 a 5).

Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso consultar o Departamento de Recursos Humanos da Seed.
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.