II Colóquio do Curso de Filosofia UENP | |
Colóquios |
Início : Terça-Feira 5 Junho 2012, 20:00 Fim : Terça-Feira 5 Junho 2012, 20:00 |
Informação de contato Salão Nobre do Centro de Ciências Humanas e da Educação - UENP/CJ |
Email : URL : http://www.uenp.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1058:lancamanto-do-livro-ensaios-filosoficos-antropologia-neurociencia-linguagem-e-educacao&catid=77:destaques |
O curso de Filosofia da UENP e a direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação promovem no próximo dia 05/06, às 20 h no Auditório Nobre do CCHE/UENP-CJ o II COLÓQUIO DO CURSO DE FILOSOFIA com o título “Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação”. O coordenador do curso, Prof. Dr. José Carlos da Silva, ressalta que com a maturação do curso de filosofia, formação de sua primeira turma, “buscamos integrar novas modalidades de atividades que venham ao encontro de um currículo dinâmico para o curso de filosofia que possibilite o debate e interação de idéias e posicionamentos”. Na ocasião será lançado livro de nome homônimo com autoria dos professores do curso em parceria com nove outras instituições. No prefácio de “ENSAIOS FILOSÓFICOS: ANTROPOLOGIA, NEUROCIÊNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO”, Prof. Dr. Kleber Bez Birolo Candiotto (professor do doutorado em filosofia da PUC PR) assim pronuncia-se: “A obra Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação é o vívido exemplo do ato de fazer filosofia. Os excelsos textos nela contidos traduzem o caráter interdisciplinar da filosofia, bem como professam sua natureza contemplativa e inquietante. Ao consultar a obra, o leitor será instigado pelos constantes e profundos questionamentos oriundos das diversas temáticas abordadas pelos autores, muito bem organizada por Fábio Antonio Gabriel e Gustavo Luiz Gava, com exímia apresentação de José Carlos da Silva.” Para o coordenador do curso de filosofia, Prof. Dr. José Carlos da Silva, na apresentação do livro enfatiza: “As reflexões do livro Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação e seus desdobramentos querem ajudar a formar o homem integral na atual conjuntura em que vivemos. Quanto mais integração houver, mais possibilidade terá o homem de ser cidadão emancipado e capaz de lutar por uma qualidade de vida mais humana, justa e digna do ser humano.” O diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Prof. Dr. Antônio Carlos de Souza, um dos autores do livro, ressalta que o livro completa o projeto dos professores do curso de filosofia UENP em parceria com diversos professores de outras instituições de uma triologia, a saber, Filosofia e educação: um diálogo necessário (Multifoco, 2011); Filosofia e educação: um diálogo entre saberes na contemporaneidade ( Multifoco 2012) e ENSAIOS FILOSÓFICOS: ANTROPOLOGIA, NEUROCIÊNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO. PROGRAMAÇÃO DO II COLÓQUIO DE FILOSOFIA UENP 05/06 – 20 h. – Salão Nobre do Centro de Ciências Humanas e da Educação Apresentação do livro e moderação do Colóquio: Prof. Dr. José Carlos da Silva NEURÔNIOS ESPELHOS: UMA PERSPECTIVA PARA O ESTUDO DA NEUROBIOLOGIA DA MENTE - Ari Alex Ramos FILOSOFIA DA NEUROCIÊNCIA: UMA PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA TRANSDISCIPLINAR - Gustavo Luiz Gava KARL MARX: CRÍTICA À TRADIÇÃO FILOSÓFICA BURGUESA E O PROJETO DE UMA FILOSOFIA REVOLUCIONÁRIA – Antonio Carlos de Souza CIÊNCIA E ÉTICA: HANS JONAS E O RESTABELECIMENTO DO EQUILÍBRIO ECOLÓGICO E SOCIAL - Silvia Cadenassi/ Fábio Antonio Gabriel / Odirlei Silva de Souza CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÓCIO HISTÓRICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES Jorge Sobral da Silva Maia / Lucas Andre Teixeira LITERATURA E CINEMA: PERSPECTIVAS PARA UMA LEITURA COMPARATIVA ENTRE ROMANCE E FILME – Eva Cristina Francisco Observações: Notícias e Eventos publicados referentes a cursos externos à SEED deverão ser consultados junto ao Departamento de Recursos Humanos da SEED sobre a validade de certificação a fim de pontuação para progressão na carreira. |