Filosofia da Religião
Congressos
Início : Quinta-Feira 20 Março 2008, 0:00
Fim : Terça-Feira 30 Novembro 2010, 0:00
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Suzana Lyra Strapasson
Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia da Religião
a novembro de
De Março de 2010


PROPOSTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO FILOSOFIA DA RELIGIÃO

EMENTA

Apresentação e análise da temática da religião a partir do enfoque das múltiplas correntes filosóficas que tratam do assunto, tal como foram formuladas e interpretadas desde a Antigüidade até a contemporaneidade. Relações da filosofia com as religiões. O pensamento religioso face à cultura e as ciências. As bases filosóficas do ateísmo e suas expressões no mundo contemporâneo. As expressões da mística, seus representantes e significados.

UNIDADE I : INTRODUÇÃO A FILOSOFIA DA RELIGIÃO

1. Análise do fenômeno religioso enquanto manifestação tipicamente humana.
2. A tentativa de delimitação do ‘objeto’ da religião e sua complexidade. Tematizações a partir do objeto da religião.
3. A religião: interfaces entre objetividade e subjetividade
4. O sagrado como elemento fundamental da religião; a transcendência.
5. A filosofia da religião e as ciências da religião: paradigmas básicos do estudo religioso filosofia. Condições da possibilidade entre filosofia e religião. A justificação da religião perante a razão.
6. O teísmo, o deísmo, o ateísmo e a teodicéia.



1. O fenômeno da mística e suas manifestações. O contato imediato da alma com Deus. O conhecimento do ser divino e a iluminação interior da alma. A mística antiga. Plotino. A mística medieval e seus representantes (Eckhardt, Hildegard von Bingen). A experiência mística de Tereza D’Ávila, São João da Cruz. Análise da possibilidade da experiência e do conhecimento místico em Nicolau de Cusa e outros místicos.

1. O movimento gnóstico e a doutrina da possibilidade do conhecimento de alguma realidade em si. A gnose mágico-vulgar, mitológica e especulativa. Agnosticismo e a afirmação da impossibilidade da adoção de conhecimentos doutrinários que ultrapassam o domínio do conhecimento e do método científico. Representantes: T. H. Huxley, E. Du Bois-Reymond, E. Haeckel...



1. Metodologia da Pesquisa Científica I - Temas e modelos de pesquisa em filosofia da religião. Métodos de pesquisa em filosofia da religião

1. Ética – Diferentes modos de ser da ética a partir dos filósofos e da filosofia da religião.





UNIDADE II : Interpretações filosóficas da religião no percurso da história ocidental

1. Reflexão filosófica acerca da religião na Idade Antiga: do mito ao logos; os pré-socráticos; período clássico – Sócrates, Platão e Aristóteles; helenismo.
2. Reflexão filosófica da religião na Patrística e na Idade Média: Santo Agostinho; O "silêncio filosófico" na Alta Idade Média: a decadência da Patrística; Boécio. Escolástica: Místicos e Dialéticos; Tomás de Aquino e o aristotelismo; Johannes Scotus; Santo Anselmo; Pedro Abelardo; Guilherme de Ockham.



1. A modernidade e o processo de secularização

1. Descartes e B. Pascal – a racionalidade moderna, os limites da razão; a dramaticidade da existência e o espírito de finura.
2. Hume e Kant – o espírito iluminista e a racionalidade moderna. A razão crítica diante do fenômeno religioso. A religião como um dos pontos centrais da reflexão filosófica
3. Hegel – Deus como fundamento da religião. Deus como espírito absoluto. A existência de Deus.
4. Schleiermacher – a religião como experiência da dependência do divino

1. Os mestres da suspeita religiosa:

1. Feuerbach – Deus como invenção humana e a realização plena do humano. A antropologia como verdadeira religião;
2. Marx – leitura sociológica da religião. A religião como obstáculo para realização da nova sociedade, como invenção capitalista e instrumento de opressão;
3. Comte – a redução da religião a um momento transitório do processo do desenvolvimento linear da história;
4. Nietzsche – o super-homem. a religião como invenção para o jugo dos fracos. O fenômeno da morte de Deus. O niilismo;
5. Freud – a religião como ilusão e como neurose coletiva. Deus como projeção;
6. Neopositivismo – a análise da linguagem como determinação da verdade e falsidade do discurso religioso. Wittgenstein – o empírico ou místico. Aquilo do qual não se pode falar. O místico; Popper – o racionalismo crítico, o método científico e a teoria científica da religião.



7. A tendência objetivadora da ciência e os confrontos com a religião. Religião como manifestação própria, autêntica e genuína do espírito humano.
1. Kierkegaard – a proclamação da religião como pertencente à esfera da existência, da vida; o estágio religioso por intermédio da fé e não pela racionalização. A decisão e o ‘salto’ para a fé.
2. Bérgson – as expressões autênticas do testemunho da experiência mística como acesso à existência de Deus; Blondel – a ambição infinita, o impulso que dilata a ação e o que ultrapassa nossas forças como divindade impelindo aquilo que devemos ser.
3. W. James – a tentativa de transformação da religião em sistema de proposições cientificamente demonstráveis. A fé e o sentimento como fundamento da religião passível de explicação teórica.
4. Scheler – a afirmação do caráter perene e absoluto da experiência religiosa e rejeição a evolucionismo positivista. A automanifestação de deus – o santo originário - e o conhecimento divino por meio das práticas religiosas.
5. Otto – a determinação do sagrado como essência da religião; seu caráter numinoso e os aspectos do tremendum e fascinans. O elemento racional e irracional da religião.
6. Dilthey – a religião entre experiência e hermenêutica.

8. Metodologia Científica II - Temas e estruturas metodológicas de monografias científicas



UNIDADE III : Temas contemporâneos em Filosofia da religião. Pós-modernidade e questões interdisciplinares

1. A mística, suas expressões contemporâneas e seus principais representantes; a ligação entre mística medieval e a possibilidade de uma mística moderna;
2. O existencialismo. A filosofia da existência, as correntes pós-modernistas e a indagação sobre a religião enquanto possibilidade do sentido do existir;
3. A arte e a literatura e a sua interface com a filosofia da religião;
4. Roteiros políticos e sociais. A religião entre o estado e a cultura religiosa;
5. A filosofia da religião e a questão de gêneros.
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Evento Acadêmico

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