Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar | |
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Início : Segunda-Feira 21 Julho 2008, 8:30 Fim : Sexta-Feira 25 Julho 2008, 17:30 |
Informação de contato Darcísio Muraro Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar SEMANA INTENSIVA DE CURSOS - JULHO DE 2008 Data: 21 a 25/07/08, das 8h30 às 17h30. Carga horária: 40 horas. Local: Rua Des. Westphalen, 1014 - Curitiba - PR Valor: R$280,00 - Professores da rede pública, ONGs e estudantes têm 10% de desconto. Obs.: Neste valor não estão incluídos os materiais didáticos. Informações: (41) 3323-3313 / 3016-7340 E_mail: fsmcfc@philosletera.org.br CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DA FICHA DE INCRIÇÃO Realizamos o curso em sua escola. Converse com a gente sobre propostas. Formação de Professores: O Programa na Escola A formação no Programa de Filosofia para Crianças está organizada em etapas que propõem o conhecimento da Pedagogia da Comunidade de Investigação e das problemáticas filosóficas de cada novela. Os cursos são os seguintes: 1. Introdução à Reflexão Filosófica (Issao e Guga/Pimpa) - Ensino Fundamental I - 1ª e 2ª séries Objetivo: Apresentar os objetivos, as bases teóricas, metodológicas e práticas do Programa Filosofia para Crianças. A preparação do educador acontece através da experiência prática de Comunidade de Investigação visando compreender a metodologia e a utilização dos seguintes programas: Issao e Guga e material de apoio Maravilhando-se com o Mundo, com foco nos processos de percepção e conhecimento de si e do mundo com temáticas de ecologia; Pimpa e seu material de apoio Em Busca do Sentido, com concentração nas questões da linguagem e pensamento. Temas abordados: Lipman, filósofo e educador A investigação filosófica como recurso fundamental de uma educação para o pensar: a operacionalização das idéias de Lipman no seu Programa de Filosofia para crianças. História, fundamentos e pressupostos do Programa Filosofia para Crianças Novelas Filosóficas: a narrativa e o filosofar O Currículo de Filosofia para Crianças A Pedagogia da Comunidade de Investigação Diálogo filosófico O pensamento multidimensional: crítico, criativo e cuidadoso. Investigação, razoabilidade e metacognição. As habilidades de pensamento, disposições emocionais e mentais. Os aspectos éticos e políticos da investigação Filosófica. Investigação e democracia. Os desdobramentos de Filosofia para Crianças. A avaliação. Planejamento. Recursos didáticos de apoio. Carga horária: 40 horas. Público-alvo: professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Material Didático: - Apostila de fundamentação teórica e metodológica. (R$20,00) - Issao e Guga - 1ª e 2ª séries (livro-texto R$21,80; Manual do Professor: R$42,25). - Pimpa - 3ª e 4ª séries (livro-texto R$21,80; Manual do Professor: R$42,25). Obs.: Pode-se optar pela aquisição do material corresponde à série específica em que o rofessor vai atuar. 2. Iniciação ao Diálogo Investigativo - Educação Infantil Objetivo: Reflexão e estudo sobre a formação da Comunidade de Investigação com crianças da Educação Infantil como possibilidade de uma iniciação filosófica. O foco do curso é a mediação do professor no desenvolvimento do processo reflexivo interdisciplinar e no desenvolvimento das habilidades de pensamento e de atitudes éticas fundamentais para esta idade. Utiliza-se o material didático do Programa Rebeca (Educação Infantil) e outros recursos como literatura infantil. Carga horária: 40 horas. Público-alvo: professores de Educação Infantil. Material Didático: - Apostila de fundamentação teórica e metodológica. - Rebeca (livro-texto R$24,75; Manual do Professor: R$31,40). 3. Investigação Filosófica - A Descoberta de Ari dos Teles Ensino Fundamental II - 6º e 7º anos Objetivo: Estudo da lógica da investigação da filosofia e da ciência. Ênfase no estudo da formação do raciocínio e do julgamento na pedagogia da Comunidade de Investigação. Aborda a lógica formal, lógica das boas razões e lógica do agir. A proposta do curso é manter a riqueza das discussões sobre temáticas filosóficas associadas ao rigor da lógica da investigação, bem como, da criatividade. Carga horária: 40 horas. Público-alvo: professores do Ensino Fundamental II. Material Didático: - Apostila de fundamentação teórica e metodológica. - A Descoberta de Ari dos Telles (livro-texto R$24,75; Manual do Professor: R$40,25). 4. Investigação Lógica - Luísa Ensino Fundamental II -8º e 9º anos Objetivo: Aprofundamento da pedagogia da Comunidade de Investigação sobre problemas da ética e da moral. O foco do curso é a reflexão rigorosa sobre valores. Trabalha-se com a argumentação lógica e construção de critérios e conceitos fundamentais para o auto-conhecimento e a tomada de decisões, contribuindo para a formação da autonomia moral e da convivência com as diferenças. Carga horária: 40 horas. Público-alvo: professores do Ensino Fundamental II. Material Didático: - Apostila de fundamentação teórica e metodológica. - Luísa (livro-texto R$24,75; Manual do Professor: R$40,25). 5. Palestra ou Oficina de apresentação Programa Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar OBJETIVOS: Apresentar as bases teóricas e metodológicas do Programa Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar. TEMAS ABORDADOS: A história e objetivos do Programa de Filosofia para Crianças; o pioneirismo do Filósofo Dr. Matthew Lipman; a Pedagogia da Comunidade de Investigação; o conceito de pensamento multidimensional: crítico, criativo e cuidadoso; as habilidades de pensamento; A educação para o julgamento; os materiais didáticos: Novelas Filosóficas e Manuais de Apoio;o papel da narrativa no PFC; apresentar experiências desenvolvidas nas escolas públicas e privadas. PÚBLICO-ALVO: Professores de Educação Infantil e Ens. Fundamental e equipe pedagógica. CARGA HORÁRIA: Palestra: 2 horas; Oficina: 4 horas. Ministrantes dos cursos: Professores formadores do IFEP. Inscrições: Preencher a Ficha de Inscrição conforme link no início desta página Fazer depósito bancário conforme e enviar o comprovante do depósito ou cheque nominal ao Instituto de Filosofia informando seu nome, telefone e e-mail por uma das seguintes formas: - fax: (41) 3323 3313; - e-mail: fsmcfc@philosletera.org.br - correio (Rua Des. Westphalen 1014, 80230-100 - Curitiba - PR) ou - entregar pessoalmente. Informações para o depósito Bancário: Banco Itaú, Agência: 0548, Conta Corrente: 31476-4 - CNPJ: 00.430.015/0001-90. Importante: Em caso de término de vagas, a inscrição será devolvida juntamente com o valor pago. Em caso de desistência antes do início do curso, será cobrada taxa de administração, no valor de 10% da inscrição. O número de vagas é limitado a 30 participantes por turma. A realização dos cursos depende do número mínimo de 10 participantes. Caso não haja número de participantes suficiente, o curso será cancelado e o valor pago será devolvido integralmente. Os certificados de habilitação serão emitidos somente aos participantes com freqüência mínima de 80% da carga horária. Para realizar o curso de formação dos docentes na própria Escola ou Rede de ensino: O IFEP busca dialogar com cada realidade educacional com o objetivo de construir um projeto adequado às necessidades específicas de forma personalizada, reduzindo custos e atendendo às demandas dos educadores a partir da realidade de trabalho. Instituições interessadas podem solicitar propostas de implantação de Práticas do Filosofar. Para isso, solicitamos algumas informações básicas para elaboração da proposta: nome da instituição, endereço completo, telefone, fax, CGC, inscrição estadual, nome do diretor e pessoa para contato; data, local e horários de realização dos cursos (a confirmação da data solicitada será feita pelo IFEP, segundo possibilidade de agenda); número de participantes e quantidade de material didático. atividades a serem desenvolvidas além do curso básico( ver relação das atividades a seguir) Outras atividades de formação continuada em Práticas do Filosofar: Palestras, conferências, oficinas temáticas para os educadores. Curso para Coordenação Pedagógica. (40h) Assessoria filosófico-pedagógica Palestras, oficinas e atividades para pais e crianças. Atividades à distância (Formador de Plantão para atendimento pedagógico, grupo de estudos virtuais, fórum de discussão). Contatos: (41) 3323 3313 / 9614 4183 ou E-mail: fsm.ifep@philosletera.org.br Para realizar o curso de formação dos docentes na própria Escola ou Rede de ensino: O IFEP busca dialogar com cada realidade educacional com o objetivo de construir um projeto adequado às necessidades específicas de forma personalizada, reduzindo custos e atendendo às demandas dos educadores a partir da realidade de trabalho. Instituições interessadas podem solicitar propostas de implantação de Práticas do Filosofar. Para isso, solicitamos algumas informações básicas para elaboração da proposta: nome da instituição, endereço completo, telefone, fax, CGC, inscrição estadual, nome do diretor e pessoa para contato; data, local e horários de realização dos cursos (a confirmação da data solicitada será feita pelo IFEP, segundo possibilidade de agenda); número de participantes e quantidade de material didático. atividades a serem desenvolvidas além do curso básico( ver relação das atividades a seguir) A equipe do IFEP está à disposição para esclarecer qualquer dúvida relativa à contratação do Curso, à preparação dos professores, disponibilidade de datas, formas de pagamento, estudar contrapropostas ou demais informações. Reafirmamos nosso compromisso com o papel decisivo da reflexão na escola e a adequada formação dos professores. Coordenação Pedagógica. Data: 19/02/2008 Hora: 13:00:02 Por: Darcísio Muraro |
Email : fsmcfc@philosletera.org.br URL : http://www.philosletera.org.br/news_view.php?id=7 |
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