Coloquio Internacional de filosofia da educação | |
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Início : Quarta-Feira 8 Setembro 2010, 0:00 Fim : Sexta-Feira 10 Setembro 2010, 23:40 |
Informação de contato Walter Omar Kohan Coloquio Internacional de filosofia da educação Rio de janeiro, 8-10 de setiembre de 2010 tema: devenir-niño da filosofia: infancia de la educación primera llamada de trabajos universidade do estado do rio de janeiro – uerj faculdade de educação – edu programa de pós-graduação em educação – proped núcleo de estudos filosóficos da infância – nefi V colóquio Internacional de filosofia da educação Devir-criança da filosofia: infância da educação 08, 09 e 10 de setembro de 2010 rio de janeiro, brasil Sentido: Os Colóquios Bianuais Franco-Brasileiros já têm uma rica história: Em junho de 2002, teve lugar na UERJ o I Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, «O valor do mestre – igualdade e alteridade na educação», com a presença, dentre outros convidados, de Jacques Rancière e o lançamento de seu livro O mestre ignorante. A segunda edição do colóquio, em novembro de 2004, foi organizada sob o tema “O devir-mestre: entre Deleuze e a Educação”. A terceira edição do Colóquio fez homenagem ao filósofo francês Michel Foucault, nos 80 anos de seu nascimento. O IV Colóquio deixou de ter um filósofo como tema central e passou a ter uma temática. Nessa ocasião foi: “Filosofia, aprendizagem, experiência”. Este V Colóquio mantém a ênfase temática mas, como reconhecimento ao seu crescimento e extensão, passa a ser Internacional e não apenas Franco-Brasileiro. Assim a temática do V colóquio Internacional de filosofia da educação é “Devir-criança da filosofia: infância da educação”. Os principais objetivos do Colóquio são: a) Firmar o intercâmbio regular entre pessoas e instituições nacionais e estrangeiras com contribuições de relevância para a área de Educação, em torno a temas cruciais para a atualidade da filosofia da educação e, em particular, para a temática da infância; b) Propiciar uma interlocução entre a filosofia contemporânea e o campo educacional explicitando : 1) Sua continuidade frente às tradições clássicas da filosofia ; 2) Sua capacidade de consolidar e ao mesmo tempo recolocar os problemas da filosofia da educação através de problemáticas que lhe são específicas; 3) Suas ligações com reflexões feitas no campo da filosofia da educação no Brasil; c) Mostrar que a reflexão filosófica concernente à educação tem efeitos significativos sobre os modos de ensinar, educar e formar a infância; d) Contribuir para consolidar o campo dos estudos da infância e, a uma só vez, examinar e problematizar o conceito de infância que perpassa o discurso educacional; e) Fortalecer a formação de professores sensíveis à infância, o que tem aqui dois sentidos: um mais literal, ligado à primeira etapa da vida, o outro, diz respeito a uma figura sem idade, transformadora e criadora da experiência. Programação: Horários Quarta-feira, 08 Quinta-feira, 09 Sexta-feira, 10 09:00 às 12:30 Abertura Cultural Palestra com o Prof. José Gil (Universidade de Lisboa) Sessões Temáticas: Teóricas Sessões Temáticas: Práticas 12:30 às 14:30 Almoço Almoço Almoço 14:30 às 18:00 I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias Atividade cultural I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias Atividade cultural I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias Atividade cultural 18:00 às 21:30 Sessões Temáticas: Práticas Sessões Temáticas: Teóricas Palestra com o Prof. Giuseppe Ferraro (Universidade de Nápoles) Encerramento Cultural Temas: 01. Infância, arte e educação 02. Outras infâncias - devir-criança 03. Ensino de filosofia e infância 04- Devires do aprender e do ensinar 05. Infância: política? História? Geografia? Sessões temáticas: a) Teóricas – apresentações de duas Comunicações dentro de um mesmo Tema e debate (60 minutos); b) Práticas – apresentações individuais de Oficinas ou de Relatos de Experiência de forma interativa com os participantes e debate (60 minutos). Chamada de Trabalhos: As propostas para apresentação de trabalhos podem ser de dois tipos: - comunicação – apresentação de pesquisa relacionada a um dos Temas e debate (30 minutos); - oficina – atividade prática ou apresentação de experiências relacionadas a um dos Temas e debate (60 minutos). Nos dois casos, as propostas devem incluir título, nome(s) do(s) autor(es), instituição de origem, e-mail para contato, resumo ampliado (entre 500 e 700 palavras) e um dos temas do evento. Cada proponente só pode apresentar um trabalho e ele pode conter até 03 autores. O envio das propostas deve ser feito por correio eletrônico, para o endereço infancia@filoeduc.org, em arquivo anexo tipo .doc ou .rtf, até o dia 12 de abril. O nome do arquivo deve conter: o nome do(a) autor(a); a inicial do sobrenome do(a) autor(a); as expressões “Ofic”,para Oficina e “Comu” para Comunicação. Exemplo: “BeatrizOComu.doc” A resposta às propostas será dada até o dia 12 de junho. O Comitê Acadêmico do Colóquio selecionará até 105 trabalhos entre comunicações e oficinas. O texto completo das propostas aceitas deve ser encaminhado ao Comitê até o dia 12 de agosto para publicação nos Anais em CD-Rom do Colóquio. Inscrições: - até 12 de abril. Valores: R$ 40,00 (estudantes); R$ 80,00 (professores). - entre 13 de abril a 08 de setembro. Valores: R$ 50,00 (estudantes); R$ 100,00 (professores). Forma de pagamento: Favorecido: Fernando Felipe Duarte; Depósito Banco do Brasil; Agência: 0087-6; Conta Poupança: 28.013-5; Variação: 01. Enviar comprovante para Secretaria do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPed) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) a/c Walter Omar Kohan. Endereço: Rua São Francisco Xavier, nº. 524, sala 12.037, bloco F, Maracanã. CEP: 20.9-900, Rio de Janeiro. RJ. Comitê Acadêmico: Adriana Arpini (Universidad Nacional de Cuyo, Argentina) Alvaro Marquez-Fernández (Universidad del Zulia, Venezuela) Bernardina Maria de Sousa Leal (UFF) David Kennedy (Montclair State University, EUA) Félix García Moriyón (Universidad Autónoma de Madrid e ICPIC) Filipe Ceppas (UFRJ) Giuseppe Ferraro (Università di Napoli) Gregorio Villegas Valera (Universidad Simón Rodríguez, Caracas) Ingrid Muller Xavier (UERJ) José Gondra (UERJ) Juliana Merçon (Instituto Michoacano de Ciencias de la Educación, México) Lúcia Helena Pulino (UnB) Marina Santi (Università di Padova) Miguel Angel de Barrenechea (UNIRIO) Olga Grau (Universidade do Chile) Paolo Vittoria (UFRJ) Paula Ramos (UNESP) Pedro Pagni (UNESP) Plínio Prado (Universidade de Paris VIII) Rita Ribes (UERJ) Sandra Albernaz de Medeiros (UNIRIO) Sérgio Sardi (PUC-RS) Sílvio Gallo (UNICAMP) Sylvio Gadelha (UFC) Vera Vasconcellos (UERJ) Walter Omar Kohan (UERJ) Comitê organizador: Andrezza Amorelli (UERJ) Arlindo Picoli (Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo) Edna Batista (UFRRJ) Fabiana Fernandes Ribeiro Martins (UERJ-UNIRIO) Fernando Felipe Duarte (UNIRIO) Kelly Lima (UERJ) Lilian Fernandes (UERJ) Luciana Kalil (UERJ) Pablo de Vargas Guimarães (UERJ) Vanise Dutra (UERJ) Vinicius Vicenzi (UERJ) Walter Omar Kohan (UERJ) |
Email : infancia@filoeduc.org URL : http://www.proped.pro.br/ |
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