Disciplina - Filosofia

Galerias de Imagens > > Estética

Davi

Michelangelo (Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), "Davi", 1501 - 1504. Galleria dell'Accademia, Florença.<br>
Entre 1501 e 1504, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni , mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo (português europeu) ou Michelangelo (português brasileiro), pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano e considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente, criou sua maior escultura, o colossal Davi para Florença. Usando um bloco único de mármore já parcialmente trabalhado, mandou erguer uma cerca em torno e o escavou sozinho, sem permitir visitas. Quando foi inaugurado causou uma sensação entre os florentinos. Inteiramente nu, é uma imagem de triunfo, na tradição dos nus heróicos do classicismo, mas por pudor foi-lhe aplicada uma guirlanda de bronze sobre o sexo. Apesar do seu tamanho descomunal, o Davi é ainda um adolescente, e foi representado nos momentos preparatórios do combate com Golias. Sua expressão é tensa, sua mão direita se crispa sobre a coxa, mas não há ação, tudo se resume na concentração da energia antecipando o momento mortal. É tanto um símbolo do civismo republicano de Florença, como foi reconhecido de imediato, como da condição gloriosa do homem no pensamento renascentista
<br>
<br>
Palavras-chave: Michelangelo, Davi, escultura, forma, beleza, proporção, antropomorfismo, renascimento

Fonte: commons.wikimedia.org

Michelangelo (Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), "Davi", 1501 - 1504. Galleria dell'Accademia, Florença.
Entre 1501 e 1504, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni , mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo (português europeu) ou Michelangelo (português brasileiro), pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano e considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente, criou sua maior escultura, o colossal Davi para Florença. Usando um bloco único de mármore já parcialmente trabalhado, mandou erguer uma cerca em torno e o escavou sozinho, sem permitir visitas. Quando foi inaugurado causou uma sensação entre os florentinos. Inteiramente nu, é uma imagem de triunfo, na tradição dos nus heróicos do classicismo, mas por pudor foi-lhe aplicada uma guirlanda de bronze sobre o sexo. Apesar do seu tamanho descomunal, o Davi é ainda um adolescente, e foi representado nos momentos preparatórios do combate com Golias. Sua expressão é tensa, sua mão direita se crispa sobre a coxa, mas não há ação, tudo se resume na concentração da energia antecipando o momento mortal. É tanto um símbolo do civismo republicano de Florença, como foi reconhecido de imediato, como da condição gloriosa do homem no pensamento renascentista

Palavras-chave: Michelangelo, Davi, escultura, forma, beleza, proporção, antropomorfismo, renascimento