Disciplina - Filosofia

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Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse

Os Quatro Cavaleiros são personagens descritos na terceira visão profética do Apóstolo João no livro bíblico de Revelação ou Apocalipse. Os quatro cavaleiros do apocalipse são Peste, Guerra, Fome e Morte. Esta obra pertence ao conjunto "Apocalipse", devidamente "Apocalypse com imagens" (latim : Apocalypsis cum Figuris), uma famosa série de quinze xilogravuras de Albrecht Dürer das cenas do livro do Apocalipse, publicado em 1498, que rapidamente lhe trouxe a fama em toda a Europa. A série foi provavelmente cortada em blocos de madeira pêra e baseou-se em conselho teológico, particularmente de Johannes Pirckheimer, o pai do amigo de Dürer, Willibald Pirckheimer. O trabalho sobre a série iniciada durante a primeira viagem de Dürer para a Itália (1494-1495) e o conjunto foi publicado simultaneamente em latim e alemão em Nuremberg, em 1498, num momento em que grande parte da Europa antecipou um possível Juízo Final em 1500. A impressão mais famosa da série é "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse" (ca. 1497-1498), referindo-se ao Apocalipse 6:1-8. O layout do ciclo com as ilustrações sobre o reto e o texto no verso sugere o privilégio das ilustrações sobre o texto. A série trouxe a Dürer fama e riqueza, bem como um pouco de liberdade do sistema de clientelismo, que, por sua vez, permitiu-lhe escolher seus próprios assuntos e dedicar mais tempo à gravura.
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Palavras-chave: Dürer, apocalipse, quatro cavaleiros, xilogravura, sombra, cor, estética.

Fonte: commons.wikimedia.org

Os Quatro Cavaleiros são personagens descritos na terceira visão profética do Apóstolo João no livro bíblico de Revelação ou Apocalipse. Os quatro cavaleiros do apocalipse são Peste, Guerra, Fome e Morte. Esta obra pertence ao conjunto "Apocalipse", devidamente "Apocalypse com imagens" (latim : Apocalypsis cum Figuris), uma famosa série de quinze xilogravuras de Albrecht Dürer das cenas do livro do Apocalipse, publicado em 1498, que rapidamente lhe trouxe a fama em toda a Europa. A série foi provavelmente cortada em blocos de madeira pêra e baseou-se em conselho teológico, particularmente de Johannes Pirckheimer, o pai do amigo de Dürer, Willibald Pirckheimer. O trabalho sobre a série iniciada durante a primeira viagem de Dürer para a Itália (1494-1495) e o conjunto foi publicado simultaneamente em latim e alemão em Nuremberg, em 1498, num momento em que grande parte da Europa antecipou um possível Juízo Final em 1500. A impressão mais famosa da série é "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse" (ca. 1497-1498), referindo-se ao Apocalipse 6:1-8. O layout do ciclo com as ilustrações sobre o reto e o texto no verso sugere o privilégio das ilustrações sobre o texto. A série trouxe a Dürer fama e riqueza, bem como um pouco de liberdade do sistema de clientelismo, que, por sua vez, permitiu-lhe escolher seus próprios assuntos e dedicar mais tempo à gravura.

Palavras-chave: Dürer, apocalipse, quatro cavaleiros, xilogravura, sombra, cor, estética.