Galerias de Imagens > > Filosofia da Ciência
Monstro de Espaguete Voador
Pastafarianismo, termo oriundo de um trocadilho entre as expressões pasta (macarrão em inglês) e rastafari (o movimento religioso jamaicano), é uma religião com origem satirica fundada por Bobby Henderson em 2005. Sua fundação deu-se como um protesto contra decisões como a proferida pelo conselho educacional de uma escola na cidade de Dover, Pensilvânia (EUA), de exigir dos professores de ciências o ensino do criacionismo, do design inteligente, como alternativa à teoria da evolução biológica nas aulas de disciplinas científicas correlatas.
Em uma carta aberta enviada ao conselho de educação do Kansas, Henderson diz acreditar em um Criador sobrenatural chamado Monstro de Espaguete Voador (Flying Spaghetti Monster), formado por espaguete e almôndegas, e pede que pastafarianismo seja igualmente ensinado nas aulas de ciências correlatas.
Em acordo com a ciência seres sobrenaturais onipotentes não são causas de fenômenos naturais. Contudo o mesmo geralmente não é valido nas pseudociências. Na foto, o Monstro do Espaguete Voador, deidade central da religião pastafariana - o criador da Terra e tudo o mais. A presente religião tem origem satírica, questionando a validade da teoria pseudocientífica do Design inteligente. Segundo os pastafarianos, evidências científicas contrárias à criação foram, segundo a religião pastafariana, propositalmente implantadas pelo "Grande Macarrão" a fim de testar a fé de seus seguidores.
palavras-chave: monstro, religião, espaguete, pastafarianismo, ciência