Disciplina - Filosofia

Informativos

23/04/2012

Edição 01/2012

Informativo
A dica é: Relato de Experiência

O uso do livro Antologia de Textos Filosóficos
Mobilização, leitura de texto e desenvolvimento do "Projeto Ocupação".

A dica é: Trechos de Filme

"Notícias da Antiguidade Ideológica - Marx, Eisenstein, O Capital"
Nachrichten aus der ideologischen Antike, Documentário, Alemanha, 2008, 492 min. COR. Direção: Alexander Kluge.

Reconhecimento
Este trecho apresenta a cantora Sophie Rois lendo um fragmento que exalta a produção humana - o trabalho - como necessidade. Permite a reflexão sobre a produção como algo espiritual e capaz de promover o reconhecimento de si e do outro.

Naturalismo
Este trecho mostra os personagens Sven Müller e Renate Pflüger se preparando para o exame de suboficial,  com a leitura de "Frühschriften" (Primeiros Escritos), de Karl Marx, e a discussão sobre os termos presentes, possibilitando a reflexão sobre "idealismo", "materialismo" e "naturalismo".

A dica é: Simulador

Filosofighters
"A vida é um grande combate", dizia o grande mestre Platão, na Antiguidade. Desde sua origem, a Filosofia estuda os problemas fundamentais da mente. Teorias foram aclamadas, demolidas e reerguidas por textos apaixonados (e muitas vezes cruéis) saídos das mentes mais brilhantes da humanidade. Nove desses grandes pensadores - de diferentes regiões e escolas - foram convocados para uma batalha de ideias. Você está pronto para a batalha?

No Filosofighters, seu objetivo é usar argumentos lógicos e golpes numa batalha de ideias com seus adversários e, ao final, tê-las reconhecidas e espalhadas pela academia.


Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.